Related »

Onça-pintada criada como animal doméstico será devolvida à natureza

on dezembro 22 | em Fauna na Mídia | by | with No Comments

A onça-pintada Felipe será solta em seu habitat natural (Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)

A onça-pintada Felipe será solta em seu habitat natural (Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)

Os responsáveis pela ONG Mata Ciliar, de Jundiaí (SP), se preparam a partir desta terça-feira (24) para devolver à natureza “Felipe”, uma onça-pintada que viveu por um ano e meio como animal doméstico, inclusive usando coleira, em um garimpode Porto Novo (PA). O animal foi resgatado em julho deste ano pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e levado à entidade, que é referência no tratamento de felinos.

Em entrevista ao G1, a coordenadora de fauna da ONG, Cristina Harumi Adania, informou que depois de quatro meses de tratamento na entidade o animal está pronto para voltar ao seu habitat natural. Por isso, a equipe de veterinária da ONG iniciou nesta terça-feira o manejo necessário para a soltura da onça-pintada.

“Inicialmente, a onça será anestesiada para colocarmos o colar, que vai permitir o monitoramento via satélite após ela ser solta na natureza”, explica. Este processo, que dura cerca de uma hora e meia, será acompanhado pela equipe veterinária da entidade e também do Ibama.

Após a colocação do colar, Felipe irá descansar e só na quarta-feira (25) irá seguir viagem até a reserva localizada no estado do Pará. “Vamos levar a onça de caminhão até o aeroporto de Viracopos [em Campinas (SP)] e de lá seguirá viagem de avião até Cuiabá (MT). Depois, ela será levada até a reserva natural. Será uma viagem longa para o animal, de cerca de 10 horas”, explica Cristina.

Animal está bem, segundo a coordenadora da ONG, Cristina Adania (Foto: Reprodução TV TEM)

Animal está bem, segundo a coordenadora da
ONG, Cristina Adania (Foto: Reprodução TV TEM)

 A analista ambiental do Ibama, Christina Wippich Whiteman, irá acompanhar todo o processo de soltura, da saída de Jundiaí até o Pará. Ela explica que Felipe será colocado em uma caixa de madeira feita exclusivamente para o transporte de animais de grande porte. “Dentro da caixa, não tem como ele escapar. Mas ele será sedado, caso haja necessidade”, frisa.

O local exato em que Felipe será solto não foi divulgado para evitar que o animal seja procurado por caçadores. Porém, a coordenadora de fauna da Mata Ciliar adianta que ele vai ficar inicialmente dois dias em um recinto preparado para ele no Pará e só depois será solto na reserva. “A própria Força Aérea Brasileira (FAB) vai levá-lo de helicóptero até o local de soltura, que é bem inóspito, sem pessoas por perto e com bastante mata”.

Denúncia na internet
Felipe é uma onça-pintada macho jovem, de aproximadamente 2 anos, que pesa cerca dee 55 quilos. Ele foi encontrado e resgatado pelo Ibama depois que uma foto postada em uma rede social mostrava o felino preso como um animal doméstico e até usando coleira.

Ao chegar na Mata Ciliar, Felipe passou por um processo de reabilitação e agora está pronto para voltar ao habitat natural. “Ele está bem preparado fisicamente e, em termos de comportamento naturais também. Ele ficou em um recinto grande na ONG. Evitamos a presença do homem e, assim, perdeu qualquer vínculo que tinha antes. Incetivamos também o instinto de caça nele, o que facilitou a soltura”, explica Cristina.

Segundo o Ibama, uma pessoa que mantém um animal silvestre em cativeiro pode pegar pena de seis meses a um ano de detenção, além de pagar uma multa de R$ 5 mil. Apesar do animal ter sido entregue de forma voluntária ao Ibama na época, a pessoa foi multada em Porto Novo e o órgão continua investigando o caso.

 

Animal terá que ser sedado para a colocação do colar de monitoramento (Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)

Animal terá que ser sedado para a colocação do colar de monitoramento (Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar)

 

Fonte: Natália de Oliveira Do G1 Sorocaba e Jundiaí / Foto: Divulgação/ONG Mata Ciliar

 

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/11/onca-pintada-criada-como-animal-domestico-sera-devolvida-natureza.html

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top