Related »

Órgão ambiental devolve 257 animais silvestres à natureza em Campos, RJ

on agosto 12 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

De janeiro a agosto, o GAM atendeu 216 ocorrências.
Maioria das apreensões e resgates são feitos através de denúncias.

12/08/2015 17h20
Do G1 – Norte Fluminense

 

Entre as ações, o GAM apreendeu um jacaré que já foi devolvido à natureza. Foto: Divulgação

Entre as ações, o GAM apreendeu um jacaré que já foi devolvido à natureza.
Foto: Divulgação

 

O Grupamento Ambiental (GAM) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, atendeu 216 solicitações da população de janeiro até o início de agosto.

Do total, 73% delas foram relacionadas a resgates, apreensões e solturas de animais silvestres.

Segundo o órgão, dos 275 animais silvestres apreendidos, 257 foram devolvidos à natureza. Na última soltura, realizada no sábado (8), 31 aves, entre coleiros, bigodinho, tico-tico, trinca-ferro, sanhaço, tiziu e bico-de-lacre, retornaram ao seu habitat natural.

Dos animais resgatados, 118 eram pássaros e outros 152 eram de diferentes espécies, como capivara, gambá, macaco-prego, tamanduá-mirim, cobra jiboia, jacaré-do-papo-amarelo, corujas e gaviões. “São animais que, com a supressão de áreas de seu habitat natural, acabam aparecendo nas residências das pessoas em busca de alimento ou abrigo”, explica o comandante do GAM, Sávio Tatagiba.

O grupamento dá apoio a outros órgãos, como a Coordenadoria Defesa Civil do município e a Defesa Civil Estadual. O GAM ainda trabalha com educação ambiental através de palestras. O objetivo é reduzir o índice de registros de maus-tratos a animais.

Este ano, 18 casos foram averiguados. Outros 123 animais foram resgatados. “Encontramos papagaios, araras, tucanos, maritacas e passeriformes diversos, que foram apreendidos após denúncias anônimas, pois estavam sendo mantidos em cativeiros de forma irregular”, acrescenta Sávio.

CLIQUE AQUI para notícia original.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top