Related »

Papagaio-charão atrai turistas de todo o mundo para a Serra Catarinense

on abril 23 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Visitantes vão até Urupema para observar os bandos da ave colorida.
Pássaro sai do planalto gaúcho para a Serra de SC em busca de pinhão.

22/04/2016 – 22h53
Do G1 – SC

 

Ave é típica do Sul do Brasil. Foto: Isis Lacombe/Divulgação

Ave é típica do Sul do Brasil.
Foto: Isis Lacombe/Divulgação

 

Bandos são avistados em Santa Catarina. Foto: Dário Lins/Divulgação

Bandos são avistados em Santa Catarina.
Foto: Dário Lins/Divulgação

 

O papagaio-charão, ave colorida típica do Sul do Brasil, atrai turistas de todo o mundo para a Serra catarinense. Os visitantes vão até cidades como Urupema para observar os bandos de pássaros, como mostrou o Jornal do Almoço desta sexta-feira (22).

“O charão, desde a década de 1980, tem migrado para Santa Catarina. Até então, ele usava o planalto do Rio Grande do Sul para se alimentar durante o inverno. Basicamente, ele só se alimenta do pinhão. Nós não sabíamos para onde esses bichos iam e descobrimos que eles vinham para Santa Catarina. Eles começaram a utilizar esse região para se alimentar”, explicou a bióloga-técnica do Projeto Charão Viviane Gaboardi.

Por causa da visita dessa espécie, que só existe no Sul do Brasil, biólogos de Urupema resolveram fazer um evento especialmente voltado para a observação dessas aves. Há cinco anos, a cidade recebe gente de todo o mundo em busca dessa paisagem.

“Vem muita gente de fora, muitas vezes até de fora do país, e se impressiona com o evento que a gente tem aqui, com o evento dos papagaios eu quero dizer. A gente que é daqui muitas vezes não dá valor para essa riqueza natural que a gente tem e que pode ser explorada economicamente também”, disse o organizador do evento, Guilherme Pozenato.

Observação de aves

Carlos Eduardo Nascimento participou de todas as edições do Festival do Papagaio Charão. Este ano, está em Urupema de novo com a câmera a postos para flagrar os melhores momentos.

“Houve um crescimento, bandos cada vez maiores, resgatando até a antiga literatura que falava que existiam milhares de papagaios que cobriam o céu de Urupema. A gente não imaginava que pudesse voltar a ver”, disse Carlos Eduardo, que é observador de aves.

Um dos momentos mais esperados durante a observação é a revoada, quando eles passam em grande quantidade em direção ao ninho. Os pássaros voam juntos para descansar em árvores que ficam a mais de 40 quilômetros do local de observação.

O biólogo Fábio Olmos veio de São Paulo para assistir a esse fenômeno pela primeira vez. “É um dos grandes espetáculos de vida selvagem que nós temos no continente americano. É uma coisa imperdível, é uma coisa que, realmente, as pessoas precisam vir conhecer”, relatou.

Evento

O V Festival do Papagaio-Charão ocorre até domingo (24), com saídas em grupo para observação de aves todos os dias.

Para participar dessas saídas, é preciso se inscrever pelo email institutoipac@hotmail.com. O investimento é de R$ 100. A programação completa do evento pode ser vista na internet. As demais atividades, fora as saídas para a observação das aves, são gratuitas.

 

ASSISTA  ao vídeo.

CLIQUE AQUI  para notícia original.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top