Related »

Pássaro de 12 gramas consegue sobrevoar o Atlântico sem escalas

on abril 1 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Mariquita-de-perna-clara vive nas florestas do Canadá e dos EUA.
É uma das mais longas viagens diretas sobre a água feitas por uma ave.

01/04/2015 – 10h05 Portal Globo.com – G1 – Da France Presse

Exemplar de mariquita-de-perna-clara, espécie que consegue fazer

Exemplar de mariquita-de-perna-clara, espécie que consegue fazer “voos sem escalas”.
Foto: PJTurgeon/Creative Commons

 

A mariquita-de-perna-clara, um pássaro que pesa apenas 12 gramas, está migrando da América do Norte para a América do Sul voando sobre o Oceano Atlântico sem parar por dois a três dias – segundo estudo publicado nesta terça-feira.

Há 50 anos os cientistas tentavam confirmar essa façanha. Uma equipe internacional de biólogos, que publicam os resultados de seu trabalho na revista britânica “Biology Letters”, está convencida de ter encontrado “provas irrefutáveis”.

“Esta é uma das mais longas viagens diretas sobre a água registradas para um pássaro”, explicou um dos autores do estudo, o pesquisador Bill DeLuca, em comunicado divulgado pela Universidade de Massachusetts em Amherst.

O pássaro vive geralmente nas florestas boreais do Canadá e dos Estados Unidos entre a primavera e o outono. Em seguida, ele voa para as Grandes Antilhas ou as costas ao norte da América do Sul para seu período de hibernação.

GPS animal

Para obter detalhes sobre a trajetória de migração, os pesquisadores instalaram geolocalizadores em miniatura pesando 0,5 grama em 40 aves desta espécie entre maio e agosto de 2013: 20 partindo de Vermont e 20 da Nova Escócia (Canadá). Usando dados coletados de cinco aves capturadas quando retornavam para a América do Norte, os cientistas descobriram que as mariquitas-de-perna-clara percorrem entre 2270 a 2770 quilômetros para um voo que dura entre 2,5 a 3 dias.

“Foi surpreendente acompanhar essas aves porque o próprio percurso migratório é quase impossível”, afirmou DeLuca. Os pássaros “se reabastecem o máximo possível e, em alguns casos, chegam a dobrar de peso” para se preparar para a viagem, comentou o pesquisador Ryan Norris, da Universidade de Guelph (Canadá), citado no comunicado.

“Não há dúvida de que a mariquita-de-perna-clara realiza uma das migrações mais ousadas da Terra”, acrescentou.

CLIQUE AQUI  para notícia original.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top