Related »

Peixe-boi resgatado no rio Amazonas pode ser levado para instituto no Pará

on julho 7 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Peixe-boi resgatado em Macapá deve ser transferido para Santarém (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Peixe-boi resgatado em Macapá deve ser transferido para Santarém (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Espécie está em reabilitação no Parque Zoobotânico de Macapá.
Animal ficou encalhado no dia 27 de junho na orla da capital do Amapá.

O peixe-boi resgatado no rio Amazonas, em Macapá, no dia 26 de junho pelo Batalhão Ambiental, deve ser transferido para um instituto no Pará. A possibilidade é estudada por profissionais que acompanham o animal ameaçado de extinção. Ele estava encalhado em bancos de areia quando foi encontrado por banhistas.

Peixe-boi, resgatado, transferência, Amapá, Macapá, Márcio Pimentel, diretor-presidente da Fundação Parque Zoobotânico, (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Márcio Pimentel, diretor-presidente da Fundação
Parque Zoobotânico (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

O instituto, localizado em Santarém, demonstrou interesse em cuidar do animal e entrou em contato com os policiais. O peixe-boi, que tem pouco mais de 1 mês de vida, está desde o dia 28 de junho no Parque Zoobotânico de Macapá, na rodovia JK.

“A gente não tem o intuito de ficar com esse animal em cativeiro. Estamos cuidando dele e, assim que possível, ele deve retornar à natureza através dessa ONG de Santarém que vai fazer todo um trabalho pela experiência que tem em retornar o animal à natureza”, comentou o diretor-presidente da Fundação Parque Zoobotânico, Márcio Pimentel.

A transferência depende de um pedido formal da instituição paraense para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) no Amapácom informações de como será feito o trabalho. O órgão é o responsável pelo monitoramento de mamíferos aquáticos. Caso a transferência não aconteça, o animal permanecerá no parque de Macapá.

Peixe-boi, resgatado, transferência, Amapá, Macapá, Luiz Sabioni, veterinário, (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)
Veterinário Luiz Sabioni suspeita que animal tem
cerca de 1 mês (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Um dos profissionais que estão se dedicando ao animal é o veterinário Luiz Sabioni. Ele é do instituto de pesquisa Mamirauá, que estuda mamíferos aquáticos amazônicos, e se ofereceu voluntariamente para observar o animal.

“É uma espécie que requer cuidados detalhados. Há poucas instituições no Norte que tem uma logística bem definida para fazer a reabilitação com o intuito de reintroduzir o animal na natureza por ser uma espécie ameaçada de extinção. Minha vontade e a de todos que se preocupam com a conservação da espécie é devolver esse animal ao ambiente natural”, disse Sabioni.

Animal está sendo alimentado com hortaliças e leite especial (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

Animal está sendo alimentado com hortaliças e leite especial (Foto: Fabiana Figueiredo/G1)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O especialista comentou que o animal resgatado é uma fêmea e pode ser da espécie de peixe-boi amazônico ou híbrido, que seria a mistura genética do amazônico com o marinho. Sabioni explicou que o mamífero está trocando de pele, fenômeno natural que indica poucos meses de vida do animal.

O peixe-boi é amamentado com leite especial e hortaliças. Ele está sob os cuidados de veterinários do zoobotânico e do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa). Por enquanto, o mamífero está em uma caixa d’água no parque. O diretor informou que o animal deve ser transferido para uma piscina maior em poucos dias.

Peixe-boi foi resgatado após ficar encalhado no rio Amazonas na orla de Macapá (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)

Peixe-boi foi resgatado após ficar encalhado no rio Amazonas na orla de Macapá (Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/2016/07/peixe-boi-resgatado-no-rio-amazonas-pode-ser-levado-para-instituto-no-para.html

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top