Related »

Pesquisa revela incidência de mercúrio em onças ameaçadas de extinção

on agosto 15 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

onca-640X480

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O professor da Unisul Joares May, veterinário e pesquisador, teve seu artigo Mercury content in the fur of jaguars (Panthera onca) from two areas under different levels of gold mining impact in the Brazilian Pantanal publicado em uma das revistas científicas melhor conceituadas no mundo acadêmico, a Scielo.

Em sua pesquisa o professor Joares May comparou onças capturadas em duas áreas: Pantanal Norte em Poconé (MT) e Pantanal Sul Miranda (MS). Foram retiradas amostras de pelos para levar a laboratório de química e avaliar o teor de mercúrio nas raiízes dos pelos de onças.

O professor May explica que o mercúrio é usado para extrair o ouro e fala do processo em cadeia, como o mercúrio chega às onças. “Este mercúrio escorre para os rios e contamina as plantas e microorganismos. Os peixes dos rios se alimentam das plantas e microorganismos e contamina com o mercúrio da água também. Jacarés vivem na água e comem os peixes. As onças comem os peixes e os jacarés contaminados”.

O resultado obtido no estudo e apresentado no artigo mostra que no Pantanal Norte, onde há extração de ouro, o valor médio de mercúrio acumulado nos pelos, foram 40 vezes maior que na área sem extração de ouro (Pantanal MS).

Segundo May, este é o primeiro artigo publicado sobre mercúrio em onças monitoradas e vivas. É o maior registro feito em animais selvagens. “Esta pesquisa também mostra a importância de monitorar a saúde das onças, pois assim como ela, nós seres humanos podemos nos contaminar e sofrer com as consequências negativas da contaminação por mercúrio”, explica o professor.

Joares May é professor na Unisul, atua como médico veterinário e coordena o projeto de conservação de espécies de carnívoros como onças, pumas, lobos no Brasil e em Belize. May é mestre em epidemiologia experimental aplicada às zoonoses, presidente da Panthera Brasil, membro da Global Insular Conservation Society, Projeto Onçafari, IUCN/VSG – Veterinary Specialist Group e pesquisador associado do Instituto Pró Carnívoros.

Para ler o artigo científico publicado na revista Scielo na integra, acesse aqui.

Fonte: http://hoje.unisul.br/pesquisa-revela-incidencia-de-mercurio-em-oncas-ameacadas-de-extincao/

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top