Estimativa foi feita por meio de ‘armadilhas fotográficas’.
População do felino é pequena e está isolada em Linhares e Sooretama.
07/04/2016 – 13h07
Do G1 – ES com informações da TV Gazeta

Foto: Reprodução Projeto Felinos
Um levantamento feito por um grupo de pesquisadores do Espírito Santo concluiu a existência de 17 onças-pintadas no estado. A estimativa foi feita por meio de ‘armadilhas fotográficas’ que registravam os animais que passagem em frente ao equipamento utilizado.
De acordo com a bióloga e pesquisadora Ana Carolina Araújo, a população do felino é muito pequena e está isolada somente na região de Linhares e Sooretama, no Norte do estado.
“A outra população mais próxima fica no Parque Estadual do Rio Doce, em Minas Gerais, e a probabilidade de um animal sair de uma área e conseguir chegar à outra é pequena. Isso, biologicamente, causa um risco de perda de variabilidade genética, em função dos acasalamentos entre os indivíduos, porque eles vão ficando cada vez mais aparentados”, explicou.
Além disso, a pesquisadora destacou também a possibilidade de problemas demográficos, como o risco de nascer mais machos ou mais fêmeas, e isso causar um desequilíbrio na população.
Apesar de ser considerado um número pequeno de animais, não foi feito um estudo anterior para comparar a queda ou aumento da população. “Não sabemos se está em declínio. Só que, provavelmente, essa é uma tendência nas populações muito pequenas”, falou Ana Carolina.
Segundo a bióloga, há outras questões que ameaçam a existência do felino no estado, como a caça e o risco de atropelamento na BR-101.
“Já temos evidências de animais mortos, então existe um risco iminente de perda de indivíduos por atropelamento. E a duplicação da BR-101 vai intensificar ainda mais esse risco, além de haver uma possibilidade de dividir a população em duas porções”, ressaltou.
ASSISTA ao vídeo.
CLIQUE AQUI para notícia original.