Related »

Plano de ação vai apoiar resgate de animais marinhos no litoral do Paraná

on julho 21 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

pinguim-lg-b8a08840

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um plano de atendimento a animais marinhos no Litoral do Paraná está sendo elaborado por 22 instituições públicas e civis. O trabalho está sendo coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com a participação do Centro de Estudos do Mar (CEM), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e apoio do Ministério Público.

Em menos de um ano, o projeto Monitoramento de Praia recolheu 1.184 animais, vivos ou mortos, como tartarugas, golfinhos, mamíferos e aves. Alguns destes animais eram de espécies ameaçadas de extinção, raras e também migratórias, que passam pelo Litoral ou usam os recursos naturais disponíveis para reprodução e sobrevivência.

De acordo com a coordenadora do projeto e do Laboratório de Ecologia e Conservação do CEM, Camila Domit, 80% das tartarugas marinhas recolhidas mortas tinham ingerido algum tipo de lixo. “É uma situação muito grave que precisa ser conhecida e estudada para oferecermos alguma chance de sobrevivência a estes animais e aos ambientes”, disse a pesquisadora.

O plano de atendimento vai servir para estabelecer o papel de cada instituição, dar segurança institucional ao trabalho dos pesquisadores e, também, prever ações de educação ambiental e de informação para as comunidades. “Trabalhar com animais silvestres implica em obedecer às regras e legislações federal e estadual. Reunir e integrar essa legislação e até criar normas que faltam também faz parte do plano”, disse a bióloga da Coordenadoria de Biodiversidade e Floresta da Secretaria do Meio Ambiente, Fernanda Braga.

 O projeto Monitoramento de Praia, que no Paraná foi a única condição imposta à Petrobras para a exploração das áreas de pré-sal, é feito desde agosto do ano passado. Diariamente, as equipes passam em todas as praias de Guaratuba, Matinhos e Ponta do Paraná.

tartaruga-lg-e50534ef

Fonte: http://massanews.com/noticias/plantao/plano-de-acao-vai-apoiar-resgate-de-animais-marinhos-no-litoral-do-parana-Ak7x6.html

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top