Related »

PMA prende traficante com papagaios e pássaros e é multado em R$ 4 mil

on setembro 30 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Divulgação: Polícia Militar Ambiental.

Divulgação: Polícia Militar Ambiental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Apreensão foi feita durante operação preventiva ao tráfico de animais silvestres

Equipe da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Batayporã receberam informações de que um homem, residente em um acampamento de sem-terras, localizado à margem da rodovia BR-376, nas proximidades do córrego Baile, no município de Nova Andradina, estaria efetuando a captura de papagaios.

Uma equipe foi ao local e encontrou o infrator, de 25 anos, que já havia capturado dois papagaios e dois canários-da-terra. As aves foram apreendidas. A ação ocorreu nesta quinta-feira (28).  O infrator foi conduzido à delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina e responderá por crime ambiental. A pena é de seis meses a um ano de detenção. A PMA também autuou o infrator com uma multa de R$ 4.000. As aves serão encaminhadas ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), na Capital.

Operação preventiva

Segundo a PMA, este é um período preocupante para a polícia com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de agosto a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado. Devido a alguns levantamentos preocupantes realizados pelo Setor de Inteligência relacionados com relação ao tráfico de animais, a PMA está realizando trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi principal dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes. assentados e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.

A região principal do problema está sendo monitorada, tais como, os municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo. Nessa região, ninhos também estão sendo monitorados pelos Policiais, para evitar a retirada dos filhotes, visto que essa é a preocupação maior. A base do trabalho é evitar a retirada das aves, evitando custos à fauna e ao Estado, tendo em vista os altos custos financeiros, até a reintrodução dos filhotes na natureza.

Fonte: https://www.jpnews.com.br/mato-grosso-do-sul/pma-prende-traficante-com-papagaios-e-passaros-e-e-multado-em-r-4-mil/102610/

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top