Related »

Polícia Ambiental apreende 175 filhotes de papagaios em Bataguassu

on setembro 18 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Operação de combate ao tráfico de animais silvestres.

Operação de combate ao tráfico de animais silvestres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta sexta-feira (15), equipes da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bataguassu que fiscalizam a BR-267 nas proximidades do Posto Fiscal e estradas vicinais do município perceberam quando um veículo Chevrolet/Corsa Classic, voltou ao avistar a viatura. Os policiais saíram em perseguição e os indivíduos entraram em uma estrada de terra, abandonaram cinco caixas à margem da pista e continuaram em fuga.

Nas caixas havia 175 filhotes de papagaios. Devido ao Estado de estresse dos filhotes, a PMA os levou até o quartel para sombra e condicionamento adequado de ar e para alimentá-los. Os traficantes conseguiram fugir, porém, a PMA voltou a realizar diligências na tentativa de localizar os criminosos.

Os filhotes serão encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), na Capital.

Fiscalização

Durante a operação Independência, a PMA (Polícia Militar Ambiental) deu atenção especial ao tráfico de papagaios. Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de agosto a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado de Mato Grosso do Sul.

Depois de terminada a operação, devido alguns levantamentos preocupantes realizados pelo Setor de Inteligência relacionados com relação ao tráfico de animais, a PMA deu continuidade à prevenção e combate ao tráfico, com uma operação, iniciada na última segunda-feira (11), sem prazo para encerramento.

A PMA está realizando trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que o modus operandi principal dos traficantes é de aliciamento dos sitiantes e funcionários de propriedades rurais, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem. Muitas pessoas fazem isto, às vezes, sem saber que estão cometendo crime ambiental.

A região principal do problema está sendo monitorada, tais como, os municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo. Nessa região, ninhos também estão sendo monitorados pelos policiais, para evitar a retirada dos filhotes, visto que essa é a preocupação maior. A base do trabalho é evitar a retirada dos animais, evitando custos à fauna e ao Estado, tendo em vista os altos custos financeiros, até a reintrodução dos filhotes na natureza.

Barreiras também estão sendo executadas nas saídas para o estado de São Paulo, que é para onde os papagaios retirados aqui têm saído.

As Subunidades da PMA que cobrem estas áreas estarão monitorando o movimento dos traficantes. Em princípio, para evitar que as aves sejam retiradas e, para reprimir prendendo os elementos, quando não é possível evitar a retirada dos bichos.

Fonte: http://www.jornaldanova.com.br/noticia/379203/policia-ambiental-apreende-175-filhotes-de-papagaios-em-bataguassu

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top