Related »

Polícia Ambiental de Mogi das Cruzes (SP) resgata 664 animais em 2014

on outubro 5 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

No ano passado foram 899 ocorrências.
Após apreensão, animais são reconduzidos para a natureza.

04/10/2014 – 18h09
Do G1 – Mogi das Cruzes e Suzano

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

São Francisco é padroeiro e protetor dos animais. Desde 1930, o 4 de outubro é a data escolhida para homenagear o santo e também é comemorado o Dia Mundial dos Animais. Além da homenagem, a data serve para conscientização da importância da proteção e responsabilidade contra os maus tratos.

De acordo com a Polícia Ambiental, somente no ano passado foram apreendidos ou resgatados 899 animais em todo Alto Tietê. Neste ano, o número já atinge a marca de 664 ocorrências.

Enquanto muitos são capazes de cometer crueldades com os animais, a aposentada Fátima Melo segue o ditado de que o cachorro é o melhor amigo do homem. “É a minha companhia constante. Eu estou aposentada e ela (cachorro) virou a minha melhor amiga.”

O carinho de Dafnis Etila é tanto pelo gato que encontrou na rua que a operadora de caixa chega a se emocionar ao contar do problema de saúde do bichano. Em uma semana o gato Chico perdeu dois quilos. “No dia que ele passou internado a primeira noite, eu fiquei em casa sem saber o que fazer. Ele é minha vida. Eu não sei viver sem ele, não quero que ele morra assim”.

Até mesmo quem está acostumado em conviver com os animais profissionalmente acaba se rendendo aos carinhos. O médico veterinário José Pedro Rocha agora cuida da lóris, ave da espécie de papagaio, que chegou em seu consultório há 20 dias com problemas respiratórios.

Identificação

O veterinário alerta, porém, dos cuidados com a documentação necessária para quem deseja criar um animal exótico ou silvestre. A observação da anilha de identificação pode evitar problemas com a legislação.

“A anilha de identificação serve como procedência do animal. É a prova de que o animal passou por um criadouro licenciado pelo Ibama, ele teve todo um atendimento veterinário e bons cuidados. Então a pessoa não terá nenhum problema quanto a legislação.”, explica Rocha.

O comandante e capitão da Polícia Ambiental, Júlio César Araújo da Silva, diz que na última semana vários pássaros foram apreendidos em criadouros irregulares. “Tem o bigodinho, o canário da terra, o pixoxó, o pixarro e o papagaio. Esses são os que mais aparecem na nossa região.”

Após a apreensão, o capitão explica que a Polícia Ambiental ajuda no trabalho de reinserção dos animais na natureza. “Esses animais são levados para o centro de reabilitação de animais silvestres, que fica no Parque Ecológico do Tietê. Lá existem veterinários e biólogos que vão avaliar o estado de desenvolvimento desse animal e como ele pode ser reintroduzido na natureza”.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top