Related »

Polícia e Ibama resgatam animais silvestres no DF e reinserem bichos na natureza; conheça

on janeiro 27 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Centro de Triagem faz trabalho de reabilitação para devolver animais para a natureza.

Centro de Triagem faz trabalho de reabilitação para devolver animais para a natureza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Animais são encontrados em áreas de reservas ocupadas. Criadores que devolvem voluntariamente animais silvestres no Ibama não são multados.

Neste primeiro mês de 2017, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Distrito Federal foi acionado para socorrer dois filhotes de capivara que trocaram o Lago Paranoá por uma piscina na QI 18 do Lago Sul. Além deles, uma jiboia foi resgatada no viaduto do Grande Colorado, na BR-O20 e outra foi encontrada por uma moradora do núcleo rural Ponte Alta no Gama. Em 2016, foram 2,5 mil resgates de animais silvestres no DF.

A coordenadora geral substituta do Ibama, Raquel Sabaini, informou que boa parte dos animais silvestres são encontrados em áreas de reserva que foram ocupadas ou invadidas. “Normalmente acontece onde tinha mata antes e ocorreram ocupações e invasões e os animais não tem para onde ir e vão ficar ali na casa das pessoas.”

Diversos papagaios que estão Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama em Taguatinga já foram maltratados. “A maioria chega com asas cortadas, feridos. Então esses demoram bastante para reabilitação porque eles precisam crescer as penas para eles voltarem a voar. Ainda precisam de um tempo para eles fortalecerem a musculatura, então só depois disso que a gente pode soltar eles na natureza”, afirmou a servidora do Ibama Letícia Leite.

Jabuti com casco pintado de verde e amarelo (Foto: Reprodução/TV Globo).

Jabuti com casco pintado de verde e amarelo (Foto: Reprodução/TV Globo).

De acordo com o órgão, criadores de animais silvestres que são devolvidos voluntariamente não recebem nenhuma multa. Já se forem denunciados, estão sujeitos a multa de R$ 5 mil.

 “Ele precisa ter medo é do vizinho dele que está incomodado com o grito do papagaio. Papagaio é um animal barulhento e se o vizinho denunciar, ele pode receber uma multa de R$ 5 mil”, disse Letícia Leite.

Um jabuti que teve o casco pintado de verde e amarelo foi levado ao centro do Ibama em Taguatinga. Segundo os técnicos, a pintura prejudica a reinserção do animal na natureza porque ele perde a capacidade de se camuflar.

Também uma iguana que está no centro levará tempo para poder ser devolvida para seu habitat natural. De acordo com o Ibama, isso se deve ao fato de ela ser mansa e precisar ser treinada novamente para sobreviver na natureza.

A Polícia Ambiental orienta que ao encontrar um animal silvestre o melhor é acionar os policiais que são treinados para fazer a captura. “Primeiramente ela não deve manusear o animal para não estressá-lo, nós temos policiais aptos a fazer esse resgate”, informou a tenente Louzero. O número de contato para a Polícia Ambiental é (61) 3190-5190.

Fonte: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/policia-e-ibama-resgatam-animais-silvestres-no-df-e-reinserem-bichos-na-natureza-conheca.ghtml

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top