Related »

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro – RJ -CPAm apreendeu animais silvestres em Caxias, RJ

on abril 14 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Neuza Fabiano
 
Foto: Divulgação
 
A manhã desse domingo (13/03) pode ser considerada um marco para o Comando de Polícia Ambiental (CPAm).
 
Policiais Militares das Unidades de Polícia Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Pedra Branca e Móvel, através de denúncias anônimas, conseguiram prender o principal fornecedor de animais silvestres para a venda ilegal na Feira de Caxias.
Esta feira é tradicionalmente marcada pelo comércio irregular destes animais e o CPAm vem tentando coibir com policiamento ostensivo todos os domingos, chegando a fazer algumas prisões e apreensões com certa regularidade.
 
Mas nesta ocasião, os policiais apreenderam mais de 1000 animais, sendo 890 jabutis-piranga ( “tartaruguinhas”) e 162 pássaros de diversas espécies, dentre elas: pixoxó, melro, currupião, galinho-da-campina, canário-da-terra e coleiro. Em patrulhamento na feira, apreenderam ainda uma iguana.

Os preços dos pássaros no comércio ilegal podem variar de 50 a 500 reais.

Os animais eram fornecidos por um senhor e eram mantidos em cativeiro num cômodo de sua residência, localizada na Rua Jamari, lote 34, Quadra 41, bairro Olavo Bilac, em Duque de Caxias. Outro ponto de “estoque” destes animais era a casa de um parente do senhor, onde ele deixava os 890 jabutis-piranga. Estes ficavam num quarto escuro, em péssimas condições de higiene, armazenados em caixas de papelão cheias de alface que servia de alimentação, sendo estas caixas o mesmo local em que faziam suas necessidades fisiológicas, tornando o odor insuportável.

O caso foi apresentado na 59ª DP, em Duque de Caxias e os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Seropédica, para tratamento e posterior soltura em seu habitat natural.

Para que a comunidade possa contribuir, nós disponibilizamos os telefones do Disque-Denúncia: (21) 2253-1177 ou 0300 253-1177, ou ainda o telefone do CPAm: (21) 2334-7634”, completou.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top