Related »

Portal Globo.com – G1 – EUA anunciam proibição do comércio de objetos feitos de marfim

on fevereiro 12 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Objetivo é ajudar governos da África a combater a caça ilegal de animais.
Decreto da Casa Branca proíbe qualquer importação e exportação.

Da France Presse

Marfim é pulverizado durante ação da alfândega francesa (Fot Reuters/Charles Platiau)
Marfim é pulverizado durante ação de alfândega na França.
Foto: Reuters/Charles Platiau
Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (11) que vão proibir o comércio de marfim no país, em um novo esforço para ajudar governos africanos a lutar contra a caça ilegal de elefantes e rinocerontes.

“Esta proibição é a melhor forma de garantir que o mercado dos Estados Unidos não contribua para a diminuição dos elefantes africanos que vivem em estado selvagem”, destacou a presidência americana em um comunicado.

O decreto da Casa Branca proíbe qualquer importação de marfim de elefante da África, em particular na forma de Antiguidades, e as exportações – com algumas exceções, entre as quais algumas antiguidades genuínas.

Para ser considerado uma antiguidade, um objeto deve ter mais de 100 anos e cumprir com outros critérios estabelecidos pela lei americana de proteção de espécies em risco de extinção.

O comércio ilegal de marfim é alimentado em grande parte pela demanda de Ásia e Oriente Médio, onde as presas de elefantes e os chifres dos rinocerontes são usados na medicina e na ornamentação. A caça ilegal tem aumentado nos últimos anos na África, ameaçando estas espécies.

“Esta proibição é a melhor forma de ajudar a garantir que os mercados americanos não contribuam com um declínio ainda maior de elefantes africanos na natureza”, declarou a Casa Branca em um comunicado.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top