Animal foi resgatado em uma propriedade rural de Ajuricaba, Região Norte.
Graxaim-do-mato passou por exames e tem dieta balanceada em Gramado.
Do G1 RS

“Os policiais suspeitam que a mãe dele tenha morrido ao sair para buscar alimento. Outros dois filhotes estavam mortos no ninho”, conta a professora do curso de veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), Michele Ataíde, que encontrou o animal em um ninho.
Logo após o resgate, a equipe do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS-UPF) achou que se tratava de uma irara. Depois, os profissionais descobriram que o animal era de outra espécie. Segundo a professora, o filhote ainda nem tinha aberto os olhos.
“Quando o trouxeram, havia a suspeita de que fosse uma irara. Depois, descobrimos que se tratava de um graxaim-do-mato”, conta Michele.
Para salvar o filhote, foi necessária muita dedicação. Além de leite especial, Kinder precisava ser alimentado a cada duas horas. O filhote ficou aos cuidados do GEAS-UPF até os dois meses de vida. Depois, ela fez contato com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que autorizou que o animal fosse encaminhado ao Zoológico de Gramado.
De acordo com o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Zoológico de Gramado, o quadro de saúde de Kinder é excelente. O animal passou por exames e está recebendo dieta balanceada com reforço suplementar. Em função de ser salvo ainda recém-nascido, ele não poderá ser reintroduzido na natureza.
“Em breve, ele será encaminho para um recinto que é totalmente preparado para garantir o bem-estar animal”, afirma Stadler.