Related »

Portal Globo.com – G1 – Filhote de graxaim encontrado em ninho chega a zoológico da Serra, RS

on janeiro 3 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Animal foi resgatado em uma propriedade rural de Ajuricaba, Região Norte.
Graxaim-do-mato passou por exames e tem dieta balanceada em Gramado.

Do G1 RS

 

Filhote ficou aos cuidados do GEAS-UPF até os dois meses de vida (Fot Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos)

Filhote ficou aos cuidados do GEAS-UPF até os dois meses de vida.
Foto: Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos
  Filhote de graxaim-do-mato recebeu o nome de Kinder (Fot Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos)
Filhote de graxaim-do-mato recebeu o nome de Kinder.
Foto: Divulgação Gramadozoo/Halder Ramos
Um novo morador chegou ao zoológico de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul. Um filhote de graxaim-do-mato, que recebeu o nome de Kinder, foi trazido da Região Norte do estado após ter sido resgatado em uma propriedade rural no município de Ajuricaba.
O animal está aos cuidados da equipe no hospital veterinário do parque e, em breve, será introduzido no recinto com outros animais da espécie.

“Os policiais suspeitam que a mãe dele tenha morrido ao sair para buscar alimento. Outros dois filhotes estavam mortos no ninho”, conta a professora do curso de veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF), Michele Ataíde, que encontrou o animal em um ninho.

Logo após o resgate, a equipe do Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS-UPF) achou que se tratava de uma irara. Depois, os profissionais descobriram que o animal era de outra espécie. Segundo a professora, o filhote ainda nem tinha aberto os olhos.

“Quando o trouxeram, havia a suspeita de que fosse uma irara. Depois, descobrimos que se tratava de um graxaim-do-mato”, conta Michele.

Para salvar o filhote, foi necessária muita dedicação. Além de leite especial, Kinder precisava ser alimentado a cada duas horas. O filhote ficou aos cuidados do GEAS-UPF até os dois meses de vida. Depois, ela fez contato com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), que autorizou que o animal fosse encaminhado ao Zoológico de Gramado.

De acordo com o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Zoológico de Gramado, o quadro de saúde de Kinder é excelente. O animal passou por exames e está recebendo dieta balanceada com reforço suplementar. Em função de ser salvo ainda recém-nascido, ele não poderá ser reintroduzido na natureza.

“Em breve, ele será encaminho para um recinto que é totalmente preparado para garantir o bem-estar animal”, afirma Stadler.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top