Related »

Portal Globo.com – G1 – Lobo-guará achado em subsolo de prédio é solto em mata de Campinas, SP

on março 7 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Bicho, ameaçado de extinção, foi capturado em estacionamento na quinta.
Animal foi solto em Área de Proteção Ambiental (APA) de Joaquim Egídio.

Do G1  –  Campinas e Região

Foto: Reprodução/EPTV
 
Lobo-guará achado em prédio foi solto em mata de Campinas (Fot Erlin Schmid/ EPTV)
Lobo-guará achado em prédio foi solto em mata de Campinas,
Foto: Erlin Schmid/ EPTV
 
Lobo-guará é capturado em edifício no Jardim das Paineiras,em Campinas (Fot Rodrigo Ensinas)
Lobo-guará é capturado em edifício no Jardim das Paineiras,em Campinas,
Foto: Rodrigo Ensinas

O lobo-guará capturado dentro de um edifício residencial no bairro Jardim das Paineiras, em Campinas (SP), foi solto na manhã desta sexta-feira (7) em uma Área de Proteção Ambiental (APA) no distrito de Joaquim Egídio.

 
O bicho estava escondido atrás de um carro dentro do estacionamento quando foi encontrado na quinta-feira (6).
De acordo com o veterinário responsável pela captura, Diogo Siqueira, o lobo se alimentou durante a noite e a soltura ocorreu por volta das 10h30, sob responsabilidade da Polícia Ambiental. “Ele estava muito calmo, comeu frutas e carne moída durante a noite. Na hora que chegamos para soltura, ele ficou bem tranquilo, ‘desfilou para as câmeras’ até começar a explorar a área”, contou.
 
A área para onde o animal foi levado tem caracterísiticas de cerrado, vegetação que é o habitat natural da espécie.

Para Siqueira, o animal de volta à mata pode ser uma esperança para espécie na região de Campinas, já que o lobo-guará está ameaçado de extinção e o bicho encontrado no Jardim das Paineiras está em boa condição de saúde. “É uma nova esperança, a gente espera que ele encontre uma parceira e consiga se reproduzir”, disse.

Escondido

O lobo-guará, de aproximadamente um ano, 24 quilos e 70 centímetros de altura estava escondido atrás de um carro, no subsolo do prédio, quando foi avistado por um morador que passava pelo local na tarde de quinta-feira. O animal precisou ser sedado na captura. A operação envolveu a Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e a equipe de uma clínica de reabilitação veterinária, para onde o bicho foi foi levado.

Na avaliação do veterinário, o principal motivo para a aparição do animal dentro de um edifício é o crescimento desenfreado da área urbana da cidade. “Provavelmente ele veio da rodovia D. Pedro, pois os animais se perdem na transição das matas e acabam entrando para a cidade a procura de alimentos e abrigo”, afirmou.
 
Veja o vídeo: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/jornal-da-eptv/videos/t/edicoes/v/lobo-guara-achado-em-subsolo-de-predio-e-solto-em-mata-de-campinas/3196639/
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top