Related »

Portal Globo.com – G1 – Morre na África do Sul a ursa polar Geebee, que amava o sol

on janeiro 16 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Geebee tinha 29 anos e chegou à África do Sul vinda do Canadá em 1986.
Seu companheiro Wang está transtornado e ‘em luto’, segundo zoológico.

Do G1, em São Paulo

Ursa polar Geebee, de 29 anos, morreu neste domingo (12) em Johannesburgo (Fot Lorna Fuller/Johannesburg City Parks and Zoo)
Ursa polar Geebee, de 29 anos, morreu neste domingo (12).
Foto: Lorna Fuller/Johannesburg City Parks and Zoo
Urso Wang, companheiro de Geebee, está em luto (Fot Johannesburg City Parks and Zoo/Divulgação)
Urso Wang, companheiro de Geebee, está em luto.
Foto:  Johannesburg City Parks and Zoo/Divulgação

A ursa polar Geebee, de 29 anos, morreu no Zoológico de Johannesburgo neste domingo (12).

De acordo com a Divisão de Parques e Zoológico de Johannesburgo, agora resta um único urso polar em toda a África. Trata-se do companheiro de Geebee, chamado Wang, também de 29 anos. Segundo funcionários do zoo, ele permanece transtornado e “em luto” desde a morte de Geebee.

“Era uma ursa muito velha”, disse a gerente dos serviços veterinários do Zoológico de Johannesburgo Katja Koeppel à AFP. Um urso polar vive entre vinte e trinta anos, quando em cativeiro. Ele é capaz de se adaptar ao calor, comendo menos e perdendo a gordura que o protege do frio nos países nórdicos.

“Acreditamos que Wang seja o último urso polar vivo na África”, acrescentou Katja, afirmando que o zoológico não tem a intenção de substituir a ursa falecida. “Este não é o clima certo para eles viverem, eles se adaptam muito bem, mas não podem se reproduzir”, declarou.

Geebee se adaptou tão bem às latitudes africanas que “preferia estar deitada sob o sol, em vez de estar em seu quarto com ar condicionado”. “Ela gostava de estar ao ar livre, de nadar e se expor ao sol, em vez de permanecer deitada”, relatou Koeppel. A temperatura pode chegar a 35ºC em Johannesburgo durante o verão.

Luto

Geebee e Wang foram trazidos ao zoológico na mesma época, em 1986. Enquanto Geebee veio do Canadá, Wang veio do Japão. “Wang está procurando Geebee e está compreensivelmente muito estressado. Eles ficaram juntos por quase 30 anos e desenvolveram um laço forte entre eles. Vamos monitorá-lo  de perto para garantir que ele permaneça ocupado, dando mais brinquedos, agrados e atividiades comportamentais para tentar mitigar o estresse”, disse Katja.

Desde a morte de Geebee, Wang tem demonstrado comportamento incomum, em alguns momentos destrutivo e inquieto.”Receberemos os resultados de exames de sangue coletados de Wang no início da semana que vem, mas, no geral, ele parece estar em bom estado de saúde, considerando que ele tem uma doença renal crônica”.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top