Related »

Portal Globo.com – G1 – No AM, 23 toneladas de carne de jacaré e pirarucu são apreendidas

on março 1 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Batalhão Ambiental da Polícia Militar prendeu seis pessoas.

Operação aconteceu no Rio Solimões, próximo à Careiro da Várzea.

Girlene Medeiros – Do G1 AM

Material apreendido deve ser encaminhado para a Dema (Fot Divulgação/Batalhão Ambiental)
Material apreendido deve ser encaminhado para a Dema.
Foto: Divulgação/Batalhão Ambiental
Pescado apreendido é protegido pelo defeso (Fot Girlene Medeiros /G1 AM)
Pescado apreendido é protegido pelo defeso.
Foto: Girlene Medeiros /G1 AM

Vinte e três toneladas de carne de jacaré e pirarucu foram apreendidas em um barco no Rio Solimões, no Amazonas.  A operação aconteceu na madrugada deste sábado (1º) e também apreendeu uma segunda embarcação com pescado ilegal. Seis pessoas foram presas e encaminhadas para delegacia.

Os barcos foram apreendidos por volta de três horas da madrugada nas proximidades de Careiro da Várzea, a 25 km de Manaus. Segundo o Batalhão Ambiental da Polícia Militar, as embarcações haviam saído da área do Médio Solimões e seguiam para Belém, no Pará. A ação foi realizada com base em denúncias anônimas.

Na segunda embarcação, foi encontrada 1,5 tonelada de pescado protegido pelo defeso. O major Wilmar Tabaiares, que coordenou a operação, explicou que os rios estão cheios e atraem vendedores de carne ilegal. Tabaiares acredita que metade do produto apreendido seja de carne de jacaré.

“A quantidade de carne de jacaré é quase a metade pelo que andei avaliando, mas a contagem só vai ser feita com a presença da Polícia Civil. Os dados que temos é com base nas anotações dos donos dos barcos”, afirmou o major.

Como a unidade policial não trabalha em regime de plantão, os presos foram encaminhados ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e devem assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e pagar multas.

O material apreendido será encaminhado para a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (Dema) e depois destinado a entidades filantrópicas de Manaus.

A carne de jacaré deve ser encaminhada para incineração, segundo o major.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top