Related »

Portal Globo.com – G1 – No AM, ninho de gavião-real poderá ser visto no Bosque da Ciência

on março 28 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Projeto tem o objetivo de sensibilizar público para preservação da espécie.
Maquete do ninho da ave poderá ser visitada a partir do dia 25 de abril.

Do G1 – AM

 
Gaviao real é uma das atrações do Parque Zoobotânico. (Fot Divulgação/ Vale)
Gaviao-real será uma das atrações do Bosque da Ciência.
Foto: Divulgação/ Vale
 
Uma maquete de um ninho de gavião-real será uma das novidades do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Em abril, a representação do ninho em tamanho real chega para fazer parte do projeto de divulgação científica e sensibilização ambiental do Instituto, o Circuito da Ciência.

Segundo informações do Inpa, a maquete poderá ser vista no Bosque da Ciência e terá 2 metros de diâmetro. Ela será confeccionada pelo Programa de Conservação do Gavião-real (PCGR) do Inpa, que desenvolve atividades de pesquisa desde 1997 quando foi descoberto o primeiro ninho de gavião-real numa floresta de terra firme, próxima a Manaus.

O objetivo da maquete é apresentar a espécie, sua biologia, dieta e como a águia vive na Amazônia e sensibilizar os estudantes para a importância da conservação da ave.

O projeto Circuito da Ciência tem como principal objetivo promover o conhecimento, a sensibilização ambiental e a divulgação da informação científica, por meio de apresentações de oficinas educativas, exposições científicas em estandes e contato com a fauna e a flora, proporcionando aprendizado e entretenimento baseados no ambiente amazônico. Durante o projeto, as crianças de escolas convidadas e agendas, a entrada no Bosque da Ciência é gratuita.

De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o projeto terá sua primeira edição em meio a comemoração do aniversário do parque, celebrado no dia 1º de abril. Segundo ele, serão 10 edições ao longo de 2014. “Fechamos uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), para que possamos trazer mais de 3 mil alunos do 6º ao 9º ano para visitação. Além disso, na semana de aniversário do Bosque, a entrada é gratuita”, completou.

Bosque da Ciência

O Bosque da Ciência possui uma área de 13 hectares (o equivalente a 13 campos de futebol) e está localizado na área urbana de Manaus, na Av. Otavio Cabral, s/nº – Aleixo (anexo à sede do Inpa).
 
O parque fica aberto para visitação de terça à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados funciona de 9h às 17h.
 
A entrada custa R$5,00, sendo que para crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos a entrada é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones:
3643-3192
3643-3312
3643-3293
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top