Related »

Portal Globo.com – G1 – Papagaios capturados no norte do país são soltos em fazenda de Mato Grosso

on fevereiro 23 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Aves foram soltas em fazenda que tem parceria com o Ibama.
Bióloga explica que caça é muito intensa na região norte do país.

Do G1 –  MT

Grupo de papagaios foi solto em uma região de fazenda em Poconé. (Fot Ingrid Grahn/Arquivo pessoal)
Grupo de papagaios foi solto em uma região de fazenda em MT.
Foto: Ingrid Grahn/Arquivo pessoal
No processo de soltura, cercado de tela que abriga as aves é aberto no período da manhã. (Fot Ingrid Grahn/Arquivo pessoal)
No processo de soltura, cercado de tela que abriga as aves é aberto no período da manhã.
Foto: Ingrid Grahn/Arquivo pessoal
Há dois dias, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) tem realizado a soltura de 24 papagaios em uma fazenda, distante mais de 100 quilômetros de Cuiabá.
Segundo a bióloga Ingrid Grahn, após a captura, as aves passaram por um período de readaptação no Centro de Triagens de Animais Silvestres (Cetas), em Fortaleza (CE), em seguida, foram trazidas de avião para Mato Grosso.

Conforme informou a bióloga, a fazenda para qual as aves foram levadas tem uma parceria com o Ibama e, há cinco anos, é utilizada para a soltura de aves. “Já existem vários papagaios nesse local, por isso aqui é mais propício para elas se adaptarem. Além do que, aqui não tem a questão da caça tão forte quanto lá”, exemplificou Grahn.

“Muitas dessas aves foram domesticadas, por isso nosso trabalho consiste na adaptação delas ao ambiente selvagem. O contato que temos com elas precisa ser rápido para não influenciar na adaptação”, pontuou.

No processo de soltura, o cercado de tela que abriga as aves é aberto no período da manhã e algumas frutas são colocadas do lado de fora para estimular a saída.

No fim da tarde, o local é fechado novamente para evitar a entrada de predadores. O processo é repetido por alguns dias até que todas as aves deixem o abrigo. A alimentação é restringida a apenas  milho, de forma que elas procurem por outros tipos de alimento.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top