Related »

Portal Globo.com – G1 – Pesquisadores ganham banco de venenos de animais no interior de SP

on março 10 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Banco vai garantir a credibilidade científica das futuras pesquisas.
No Brasil, passo é importante no combate à biopirataria.

 

Jornal Nacional

 
Foto: Reprodução
 
Para estudar desequilíbrios e desenvolver outras pesquisas, começou a funcionar no interior de São Paulo o primeiro banco de venenos de animais do Brasil.

Foram dois anos de espera até conseguir o credenciamento do Ministério do Meio Ambiente. No Brasil, cerca de 150 grupos de pesquisadores estudam venenos de animais peçonhentos, entre eles os do Instituto Butantã de São Paulo.

Mas a partir de agora, os interessados em estudar venenos de serpentes, aranhas e escorpiões terão a opção de deixar uma amostra do material. Essa é uma condição para que o pesquisador possa desenvolver o trabalho por se tratar do “patrimônio genético nacional”.

Além de servir de referência aos pesquisadores, o banco de venenos vai garantir a credibilidade científica das futuras pesquisas. Para a ciência do Brasil é um passo importante no combate à biopirataria.

Os cientistas contam que não é raro pesquisadores estrangeiros levarem amostras de venenos de animais brasileiros para o exterior e publicarem estudos em revistas científicas, sem a devida comprovação da origem do material.

“A cada amostra depositada no banco, ela vai ser registrada. Então hoje a gente vai poder saber quais são as pesquisas que são efetivamente feitas no país nesta área”, explica o pesquisador Rui Seabra Ferreira Júnior.

No Brasil são registrados, em média, por ano, 150 mil casos de acidentes com animais peçonhentos. É do próprio veneno destes animais que são fabricados os soros para a cura da doença.

“Esse banco vai permitir que você tenha segurança e permite que você possa rechecar isso no futuro, porque certamente a ciência mundial, as revistas científicas do mundo vão começar a exigir dos pesquisadores o seu cadastro no banco de venenos”, afirma Benedito Barraviera, coordenador do Cevap.

Veja o vídeo – Jornal Nacional

http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/pesquisadores-ganham-banco-de-venenos-no-interior-de-sao-paulo/3203570/
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top