Related »

Portal Globo.com – G1 – Tartarugas em risco de extinção nascem em praia do Espírito Santo

on fevereiro 3 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Cerca de 71 filhotes da espécie gigante foram encontrados, em Itaparica.
Mais dois ninhos estão sendo monitorados pelo Projeto Tamar.

Do G1 – ES

A espécie está entre as cinco no Brasil com maior risco de extinção. Espírito Santo (Fot Henrique Filgueira do Projeto Tamar.)
A espécie está entre as cinco no Brasil com maior risco de extinção.
Foto: Henrique Filgueira/ Projeto Tamar
Em risco extinção, 71 tartarugas da espécie gigante nasceram na praia de Itaparica, em Vila Velha, região da Grande Vitória, na noite da última sexta-feira (31).

Na mesma praia, restam mais dois ninhos. A expectativa é que a eclosão dos ovos aconteça ainda no mês de fevereiro. De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, a desova aconteceu em novembro de 2013 e, desde então, juntamente com  o Projeto Tamar, um cercamento foi feito na região.

De acordo com a Bióloga Executora da Base do Projeto Tamar em Vitória, Jordana Borini Freire,  a espécie está entre as cinco no Brasil com maior risco de extinção.

Ainda segundo Jordana,  os filhotes foram retirados e levados para o final da praia para serem soltos na areia, próximo ao mar. “Tivemos que fazer isto porque as tartarugas guiam-se pela luz do horizonte para chegar ao mar e o local em que a fêmea depositou seus ovos  há muita iluminação artificial, provocando a desorientação dos .filhotes”, disse.

A bióloga também explicou  que o principal local de desova desta espécie no Brasil  são as praias do norte do Espírito Santo, em Regência e Povoação. “A fêmea, provavelmente, mudou a sua rota e desovou na Praia de Itaparica”, contou Jordana.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top