Related »

Portal Globo.com – G1 – Zoológico de Sorocaba (SP) expõe casal de filhotes de suricatas

on maio 28 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Bichinhos nasceram em dezembro e estão em exposição no zoo.
Espécie inspirou a criação do personagem ‘Timão’, do filme ‘O Rei Leão’.

Do G1 – Sorocaba e Jundiaí

Bichinhos precisaram ganhar peso e passar por avaliações médicas (Fot Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)
Os dois filhotes nasceram recentemente e estão em exposição.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba
Um ano atrás, três suricatas trocaram Joanesburgo por Sorocaba (Fot Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)
Um ano atrás, três suricatas trocaram Joanesburgo por Sorocaba.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba
O animal pode atingir 26 cm de comprimento e um quilo (Fot Divulgação/Prefeitura de Sorocaba)
O animal pode atingir 26 cm de comprimento e um quilo.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sorocaba

Exatamente um ano após três exemplares de suricatas terem deixado o Zoológico de Joanesburgo, na África do Sul, para encontrar abrigo no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba (SP), os amantes dos animais têm outro feito a comemorar. Nascidos no dia 12 de dezembro de 2013, mais dois filhotes – um macho e uma fêmea da espécie – foram colocados em exposição no parque, a partir desta sexta-feira (31).

 Os bichinhos precisaram ganhar peso e passar por avaliações médicas antes de chegar ao outro lado do vidro.

A ideia é ficar com os dois novos habitantes até que se tornem adultos e, em seguida, realizar uma permuta com outras instituições. Os suricatas – também chamados de suricatos ou suricates – ficaram conhecidos mundialmente após o sucesso de Timão, personagem do filme “O Rei Leão”, da Walt Disney. Junto de seu amigo javali Pumba, Timão marcou os fãs com o lema “Hakuna Matatata”.

O rápido nascimento dos filhotes, acredita o chefe da Seção de Biologia e Veterinária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Rodrigo Teixeira, comprova a vocação do zoológico para a reprodução de animais selvagens. “Em apenas um ano, o nosso casal de suricatas já conseguiu se reproduzir. Isso é sinal de que eles estão bem adaptados ao cativeiro e de que estamos numa linha de manejo correta”, explica.

Os três primeiros bichinhos, um macho e duas fêmeas, têm feito a alegria dos visitantes: desde crianças até adultos. Os suricatas são vistos como animais espertos, rápidos e observadores, assim como o personagem do desenho animado.

Para conhecer os suricatas basta visitar o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” entre terça-feira e domingo, das 9h às 17h. A instituição fica na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência.

Suricata suricatta

Originários do Deserto do Kalahari, que abrange os países Botswana, Namíbia e África do Sul, no continente africano, os suricatas (Suricata suricatta) são animais relativamente pequenos, podendo atingir 26 cm de comprimento e um quilo.
Carnívoros e pertencentes à família Herpestidae, os mamíferos vivem cerca de 12 anos e são capazes de permanecer em pé, utilizando a cauda como terceiro apoio para expandir o campo de visão, durante a vigia.

Os suricatas vivem em famílias de até 40 indíviduos e, segundo alguns estudos recentes, alteram a vocalização para alertar seus companheiros sobre o tipo de predador que se aproxima. Os bichinhos são regidos por uma hierarquia, além de um complexo sistema de comunicação.

Utilizam como esconderijo tocas sob o solo, onde formam verdadeiros labirintos subterrâneos. Seu habitat é seco, árido e pode variar do arenoso ao pedregoso. Os animais, explica a bióloga Cecília Pessuti, se alimentam de pequenos vertebrados, ovos e insetos, mas seus itens preferidos são aranhas e escorpiões.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top