Related »

Portal UOL – São Paulo/SP – Espécie de macaco é única fiel entre primatas além do homem, diz pesquisa

on abril 15 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Macacos da noite (“Aotus azarae) são os primeiros primatas – além dos humanos – a demonstrar fidelidade e monogamia.

Do UOL, em São Paulo

Macacos da noite ("Aotus azarae) são os primeiros primatas (além dos humanos) a demonstrar fidelidade e monogamia. Em 18 anos de observação, os cientistas nunca viram os macacos traírem, e testes revelam uma monogamia genética, onde o pai e mãe criam o filho biológico. A fidelidade seria explicada, segundo os cientistas, pelo significante envolvimento do pai na criação da prole
Foto: Flickr/by Marc Wisniak/Science
Uma pesquisa publicada na revista Biological Sciences – Proceedings of Royal Society revelou que os macacos da noite são fiéis a suas parceiras. Eles também se importam com a criação dos filhos.
Em 18 anos de observação, os cientistas nunca viram os macacos traírem e testes revelam uma monogamia genética, onde o pai e mãe criam o filho biológico. A fidelidade seria explicada, segundo os cientistas, pelo significante envolvimento do pai na criação da prole.

Os pesquisadores afirmam que a espécie age de modo monogâmico e tem a fidelidade como valor importante. Em 18 anos de observação da espécie, nenhum macaco da noite foi pego traindo a parceira.

Testes feitos apontaram também para a existência de monogamia genética. O conceito indica que pai e mãe que criam os filhos são os pais biológicos e não pais adotivos.

Cientistas envolvidos na pesquisa acreditam que a fidelidade do casal se deva ao fato dos pais se envolverem profundamente na criação de seus filhos. Eles se responsabilizam por brincar e alimentar os mais novos.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top