Related »

Prefeitura Municipal de Catalão – GO – Ação conjunta do Cetas e Corpo de Bombeiros resgata lobo-guará em Catalão, GO

on fevereiro 26 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Animal estava no quintal de uma casa no bairro Pio Gomes e será acompanhado por equipe formada por veterinário e biólogo.

Foto: Divulgação
Uma ação conjunta do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Catalão e Corpo de Bombeiros Militar resgatou, na manhã desta terça-feira (25), um espécime de lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), macho adulto de aproximadamente 20 kg e 95 cm de comprimento. O animal estava no quintal de uma casa no Bairro Pio Gomes. Já que possui hábitos noturnos, é provável que ele tenha ultrapassado o muro de lajota baixo e não conseguiu sair.

O lobo-guará foi encaminhado ao Cetas, onde, após contenção química, foi avaliado e medicado, pois apresentava uma ferida na boca, provavelmente, em virtude do procedimento de captura. O espécime ficará em observação, será acompanhado pela equipe formada por veterinário e biólogo e deverá ter alta em breve, quando, então, será reintroduzido em seu habitat natural.

O lobo-guará corre risco de extinção na natureza em função do declínio populacional e da extrema fragmentação da área de ocupação, embora o atual estado de conservação da espécie, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) seja pouco preocupante, em médio prazo.

No Brasil, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo-guará é considerado uma espécie ameaçada de extinção, com estado de conservação vulnerável, sendo ainda objeto de um plano de ação nacional de conservação. O habitat dele se caracteriza principalmente por campos abertos, com vegetação arbustiva. Também pode ser encontrado em áreas que sofrem inundações periódicas e campos cultivados pelo homem. O lobo-guará caça preferencialmente à noite, mas, em época de reprodução, é comum procurar alimento durante o dia.

É importante ressaltar que qualquer pessoa, ao encontrar um animal silvestre, não deve tentar capturá-lo, pois isso resulta em risco de acidentes. O correto é entrar em contato com o Cetas ou com o Corpo de Bombeiros, que possuem pessoal treinado e equipamentos adequados para a captura desses animais.

Cetas

É uma instituição que visa oferecer os recursos necessários à sobrevivência e manutenção da fauna silvestre da região, considerando a possibilidade de readaptação e reintrodução em seu habitat natural.
Isso torna possível a recuperação de um indivíduo ao utilizar-se de um manejo adequado e um atendimento médico-veterinário especializado, além de subsidiar projetos de formação, capacitação e de educação ambiental.
O Cetas de Catalão visa, portanto, ao recebimento, triagem, tratamento e destinação adequada da fauna silvestre da macrorregião.
Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top