Animais estavam em caixas de madeira, dentro de veículo.
Filhotes seriam vendidos em feira em São Paulo.
23/10/2014 – 13h01
Do G1 – MS

Foto: PMA/ Divulgação
Dois homens foram presos com 153 filhotes de papagaios na madrugada desta quinta-feira (23), na BR-267, em Bataguassu, a 322 km de Campo Grande. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os animais foram encontrados em caixas de madeira, dentro de um veículo.
A prisão foi durante fiscalização da operação Sentinela, realizada pelas polícias rodoviárias de Mato Grosso do Sul e São Paulo.
O condutor do carro, de 53 anos e o passageiro relataram que os filhotes seriam comercializados em feiras na cidade de São Paulo, por R$ 80 cada. Os suspeitos foram levados para o pelotão da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Bataguassu.
Um dos traficantes, motorista, de 53 anos, que dirigia o veículo, residente em Ivinhema (MS) tem quatro autuações anteriores efetuadas pela PMA, por tráfico de papagaio. O outro traficante, natural de Alagoinha (PE), negou-se a fornecer sua cidade de residência, porém, a Polícia Civil está investigando sua origem.
Segundo a PMA, o motorista e o passageiro foram conduzidos à Polícia Civil de Bataguassu e devem responder por crime ambiental. Cada suspeito foi multado em R$ 765 mil.
Ainda segundo a PMA, os papagaios, da família dos psitacídeos, estão lista da Convenção Sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagem Ameaçadas de Extinção (CITES). Esta é a primeira apreensão efetuada durante o período reprodutivo da espécie, que vai de setembro a dezembro.
Os filhotes de papagaios foram apreendidos e serão encaminhados para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras), em Campo Grande.
CLIQUE AQUI para notícia original.