Related »

Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) terá Cetas próprio

on junho 5 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Marcelo Garcia, do Ipaam, anunciou que o Cetas será construído no instituto. Foto: Evandro Seixas

Marcelo Garcia, do Ipaam, anunciou que o Cetas será construído no instituto. Foto: Evandro Seixas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Promessa do órgão ambiental é para desafogar Centro de Triagem de Animais Silvestres, mas não tem prazo

A construção de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) deve amenizar o problema da lotação do Cetas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), mas as obras ainda não têm prazo para serem iniciadas. Foi o que informou o gerente de Fauna do Ipaam, Marcelo Garcia.

De acordo com ele, o instituto está em fase final de elaboração do projeto básico do Cetas, que deverá ser construído no próprio terreno do Ipaam, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, bairro Flores. “Estamos na finalização do projeto básico, então não temos prazo ainda. Mas é o mais breve possível. Ainda tem que entrar em licitação, temos eleições pela frente, é difícil prever. Mas será um espaço construído de forma equipada, mas ainda um espaço inicial”, revelou.

Enquanto o Cetas do Ipaam não sai, o do Ibama-AM segue convivendo com problemas como a lotação e dificuldade de destinação, que foram agravados pelo fechamento temporário do Cetas da prefeitura, lembra Robson Czaban, analista ambiental do Ibama. “A gente precisa que o Cetas seja reativado e logo, até porque a capacidade dele é o dobro da nossa”.

Mas esse desejo de Czaban não tem previsão de se realizar. Pelo menos, a assessoria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) não informou esse prazo à reportagem. Segundo a pasta, os atos de vandalismo e furtos levaram à suspensão temporária do recebimento de animais, mas a secretaria “vem tentando buscar meios alternativos de financiamento para as atividades desenvolvidas na área”.

Recursos internacionais por meio de uma cooperação com a WCS e um convênio com o Ipaam estão na pauta de discussões da secretaria, que ainda alegou que é do Ibama e do Ipaam a “responsabilidade legal pela gestão da fauna no Estado”.

Fonte: http://www.acritica.com/channels/governo/news/protecao-ambiental-do-amazonas-ipaam-tera-cetas-proprio

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top