Related »

Quelônios da Amazônia: equipes resgatam 191 tartarugas no Baixo Rio Branco, RR

on fevereiro 3 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

01/02/2016
Rubem Leite para Roraima em Foco

 

As tartarugas foram regatadas antes da ação de traficantes no baixo Rio Branco, ao Sul de Roraima. Fotos/imagens: Mário Júnior/Secom

As tartarugas foram regatadas antes da ação de traficantes no baixo Rio Branco, ao Sul de Roraima.
Fotos/imagens: Mário Júnior/Secom

 

Equipe do Programa Quelônios da Amazônia realizando a soltura das matrizes.

Equipe do Programa Quelônios da Amazônia realizando a soltura das matrizes.

 

A equipe do Programa de Quelônios da Amazônia, composta por técnicos da Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), do IcmBio (Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade) e Cipa (Companhia de Polícia Ambiental) fizeram a apreensão, na sexta-feira, 29, de 191 exemplares fêmeas de tartarugas da Amazônia.

Os quelônios estavam no tabuleiro de manejo de reprodução Santa Fé, na região do Baixo Rio Branco, distante cerca de 500 quilômetros ao Sul de Boa Vista.

Durante a ação, os traficantes atiraram contra a equipe.

No local há um grande número de matrizes no ninho, e, onde acontecerá o nascimento de filhotes do Programa Quelônios da Amazônia. Na ocasião, uma equipe de cinegrafista e fotógrafo fazia captação de imagens para o vídeo documentário educativo que abordará os trabalhos realizados pelas equipes de manejo da reprodução dos quelônios da temporada 2015/2015.

A equipe havia deixado o acampamento para fazer imagens do boiador do paraná de Santa Fé, local onde as tartarugas se concentram para aguardar o momento da postura, que se dá sempre a noite, e onde também os traficantes montam acampamentos para capturar as matrizes. Ao adentrar no boiador, a equipe se deparou com os traficantes encerrando um carregamento em um canoa de madeira com cerca de 10 metros.

De imediato retornaram ao acampamento em busca de apoio dos policiais e dos técnicos da Femarh, Ibama e IcmBio, para fazer a abordagem, prisão dos traficantes e apreensão dos quelônios.

No retorno, ao se aproximar do local onde estava escondida a embarcação dos traficantes, houve o primeiro disparo de arma de fogo em direção à equipe. Em seguida os policiais da Cipa reagiram aos tiros efetuados pelos traficantes, que fugiram pra dentro da floresta.

Durante as buscas no entorno, foram encontrados mais dois acampamento, sendo que no primeiro continha mais tartarugas presas dento dos sacos de fibra de 60 quilos, que são usados para imobilizar os animais. No segundo, os policiais encontraram os mantimentos, munição de arma de fogo e utensílios usados no dia a dia.

Com a fuga dos traficantes, as equipes passaram a resgatar os animais e levá-los para a praia do tabuleiro Santa Fé, para a contagem e soltura das 191 matrizes, que muitas delas se encontravam extenuadas e desidratadas, quase sem forças para retornarem ao Rio Branco.

As equipes da Femarh, Ibama, IcmBio e PM permanecerão no baixo Rio Branco até que nasçam os últimos filhotes da área de manejo de reprodução.

 

CLIQUE AQUI  para assistir ao vídeo – Band News

CLIQUE AQUI  para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top