Related »

Super Interessante – Prêmio Super Ecologia 2004

on janeiro 22 | em FIQUE POR DENTRO, Renctas na Mídia | by | with No Comments

A Comissão Julgadora do Prêmio Super Ecologia foi mais uma vez inteiramente reformulada. Mas manteve-se fiel à tradição de reunir os nomes mais respeitados e consagrados do movimento ambiental, da área acadêmica e do jornalismo especializado. Conheça as pessoas que estão por trás dos prêmios:

Dener Giovanini recebeu em 2003, das mãos de Kofi Annan, secretário-geral da ONU, o Prêmio Sasakawa, uma espécie de “Nobel da Ecologia”, que veio acompanhado por um cheque de 100 mil dólares. Antes dele, o único brasileiro a merecer a honraria foi Chico Mendes. Dener criou e comanda a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas).

Roberto Smeraldi é diretor da ONG Amigos da Terra e, nessa condição, foi a única pessoa a ganhar dois Prêmio SUPER Ecologia, em categorias diferentes, num mesmo ano (2002). Um dos mais influentes ambientalistas brasileiros, conhece como poucos os problemas amazônicos e integra o Fórum Brasileiro sobre Mudanças Climáticas, que também venceu o Prêmio SUPER, em 2003.

Liana John é pioneira do jornalismo ambiental brasileiro – trabalha na área há 20 anos e conhece a fundo os problemas ecológicos do país. Em 2002, ganhou o Prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica. Já trabalhou em diversas publicações, inclusive Veja, Istoé e O Estado de S.Paulo. Hoje edita uma revista especializada em temas ambientais, a Terra da Gente.

Carlos Yamashita, pesquisador do Ibama, é o principal ornitólogo do Brasil. Ninguém no país entende tanto de araras e papagaios quanto ele. Nas últimas décadas, Carlos acompanhou de perto a redução das populações dessas aves e têm se envolvido em vários programas de reintrodução na natureza de animais apreendidos.

Adriana Ramos é coordenadora do Programa Brasil Socioambiental, uma das mais abrangentes iniciativas da história do movimento ambiental. O objetivo do programa é pautar o governo e o Congresso Nacional, fornecendo informações e definindo prioridades na área ambiental. Adriana é pesquisadora do Instituto Socioambiental, umas das mais respeitadas ONGs brasileiras.

André Trigueiro, jornalista com pós-graduação em Meio Ambiente, é organizador do livro Meio Ambiente no Século XXI. Apresentador do canal a cabo Globonews, André mantém também um programa de rádio e escreve excelentes artigos sobre ecologia. É um dos mais atuantes e bem-informados jornalistas ambientais brasileiros.

Denis Russo Burgierman, editor da SUPER, é o representante da revista nesta comissão. Criou o Prêmio SUPER Ecologia em 2002. Em 2003, publicou o livro Piratas no Fim do Mundo, que narra suas aventuras nas águas remotas da Antártida, acompanhando ambientalistas radicais à caça de baleeiros japoneses. Ganhou o Prêmio Abril de Jornalismo com uma reportagem sobre vegetarianismo.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top