Related »

Tamanduá-anão é resgatado após ser visto por moradores em Boa Vista, RR

on janeiro 8 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Animal é considerado o menor dos tamanduás, ele mede 30 centímetros.
Resgate foi feito pelo Corpo de Bombeiros, no bairro Araceli, zona Oeste.

08/01/2016 -14h06
Do G1 – RR

Animal foi encontrado por moradores do bairro Aracelis. Foto: Divulgação/ Secom

Animal foi encontrado por moradores do bairro Aracelis.
Foto: Divulgação/ Secom

 

Um tamanduá-anão, de aproximadamente 30 centímetros, considerado o menor dos tamanduás, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, no bairro Araceli, zona Oeste de Boa Vista.

O resgate ocorreu na quinta-feira (7), após a equipe ter sido acionada por moradores.

De acordo como o sargento Jean Carlos, comandante da equipe que efetuou a captura do animal, esta é a primeira vez que a equipe captura um animal desta espécie.

“Já capturei diversos tipos de animais silvestres e tamanduás, mas nos meus quase 12 anos de serviço nunca tinha me deparado com essa espécie em Boa Vista”, declarou.

O animal também é conhecido como tamanduaí e tamanduá-seda da espécie Cyclopes didactylus. Segundo o professor de biologia Ilzo Costa Pessoa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), o tamanduá-anão é pouco estudado devido seu hábito de viver em árvores. “Seu maior inimigo é o homem”, disse.

Apesar de ser um dos primeiros registros de captura desta espécie, segundo os bombeiros, eles alegam ainda que a espécie não é rara e também não consta no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.

Sem sinais de maus-tratos, o animal foi levado ao Cetas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), no bairro Cidade Satélite, onde passará por avaliação.

O sargento da corporação alertou ainda sobre a importância de acionar os bombeiros para fazer a captura de animais silvestres em residências, ou em áreas habitadas.

“Pedimos à população que jamais maltrate ou ataque esses animais. Toda vez que um animal deste tipo for localizado, ligue imediatamente para o nosso número 193, que temos equipamentos e pessoas capacitadas para capturá-lo”, comentou.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top