Related »

Vários cachorros são mortos no Piauí e moradores já têm suspeita

on fevereiro 13 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

img2141-12-300x250e

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nos últimos meses uma série de ataques de onça contra cachorros e criações animais na zona rural de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias pode comprovar que algum tipo de desequilíbrio ambiental deve ter afetado a vida desse felino. Os pesquisadores acreditam que são casos isolados.

Essa região é considerada uma das áreas mais selvagens do Piauí, com a maior população de onças de toda o Nordeste. Os pesquisadores explicam que conforme as propriedades e as casas se aproximam das áreas selvagens os episódios de conflito entre animais domésticos e animais silvestres tendem a crescer.

O último ataque ocorreu no povoado Serra Vermelha onde num período de 30 dias uma onça-pintada matou dois cachorros. Na comunidade do Garrincho os moradores relatam vários ataques contra cachorros, grande parte dos casos longe das residências. Todos os casos no Garrincho envolvem cachorros de caçadores que estavam em áreas selvagens, e uma das hipóteses para esse desequilíbrio ambiental pode ter sido o extermínio causado pelos caçadores nas populações dos caititus – presas naturais da onça nessa região.

Nas proximidades do Sítio do Mocó, povoado do município de Coronel José Dias também existe a comprovação da morte de três cachorros e quatro porcos domésticos nos últimos meses. É importante destacar que a onça não é a vilã dessa história, ao contrário, ela sempre viveu nessa região selvagem do Piauí.

Agora os pesquisadores querem entender qual o motivo que está levando este felino a atacar os cachorros. Devido a grande área de vida das onças, é possível que seja o mesmo animal, já que cachorros não fazem parte da fauna silvestre e não deveriam compor a lista das presas capturadas por essa espécie.

“Quando uma onça ataca um cachorro é porque está faltando comida na floresta para a onça-pintada. A onça não vai se aproximar da borda de lugares que tem seres humanos, se ela tiver alternativas dentro da floresta”, explica Beatriz Beisiegel, bióloga do CENAP – ICMBIO.

Por que os animais estão sumindo da mata? Este é um problema ambiental grave chamado defaunação. Mas tem um significado dramático. “Defaunação é a ausência de fauna. É quando você entra na floresta, tem ecossistema natural, mas não tem fauna”, explica Mauro Galetti, biólogo da UNESP.

O escritório do ICMBio em São Raimundo Nonato já está em contato com pesquisadores de várias partes do Brasil para entender melhor esses episódios e orientar a população como evitar os ataques. A onça é um bicho muito importante para a natureza pois é a maior predadora de nossa fauna. Ter onças em seu território deve ser motivo de orgulho para os piauienses e a prova de que nessa região a natureza ainda apresenta seu vigor selvagem.

Fonte: http://180graus.com/animais/varios-cachorros-sao-mortos-no-piaui-e-moradores-ja-tem-suspeita

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top