Related »

Zoo de São Bernardo (SP) recebe filhotes de animais silvestres abandonados

on setembro 15 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Onças foram deixadas pela mãe após ela atacar sítio e cães a cercarem.
Animais que não voltarem à natureza serão usados em aulas ambientais.

15/09/2015 06h59
Do G1 – São Paulo

ezgif.com-gif-maker1

 

ezgif.com-gif-maker

 

O Zoológico do Parque Estoril, em São Bernardo do Campo, no ABC, está com dois filhotes de onça-parda de 3 meses que foram abandonados pela mãe, que fugiu de cães após atacar um galinheiro de um sítio em Rio Grande da Serra.

Além dos felinos, o local tem quatro filhotinhos de gambá, um de ouriço, um veado e uma coruja. Os animais que não forem devolvidos à natureza serão usados em aulas de educação ambiental.

Os dois filhotes de onça foram levados até o zoo pela Defesa Civil de Rio Grande da Serra. “Eles estavam em um sítio, provavelmente acompanhando a mãe, que procurava por comida. Cachorros espantaram a mãe, mas os filhotes não conseguiram acompanhá-la”, disse o veterinário Marcelo da Silva Gomes.

Há cerca de dois meses, um filhote de ouriço-cacheiro foi encontrado em São Bernardo do Campo e levado para o zoo por uma equipe da Guarda Ambiental. “Ele chegou bem fraquinho e está se recuperando. Ele adora comer frutas, mas coco é o que ele mais gosta. Ele tem até um ursinho de pelúcia na gaiola”, disse Fabiane Emílio dos Santos, bióloga do zoológico.

No dia 6 deste mês, guardas ambientais encontraram quatro gambás escondidos no forro de uma casa no Bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo. Eles passaram por exames e estão em período de adaptação. Os biólogos estudam a possibilidade de reinserção dos animais à natureza.

Marcelo disse que, para o retorno do animal ao habitat natural, é preciso que ele “esteja totalmente recuperado, caso contrário pode morrer de fome ou se tornar alimento para algum predador”.

O filhote de coruja foi levado até a unidade pela Defesa Civil de Ribeirão Pires. A suspeita inicial é a de que tenha caído do ninho por conta de alguma ventania na semana passada. Já o filhote de veado foi encontrado por policiais depois de ser perseguida por cachorros em São Bernardo.

“O Zoo de São Bernardo funciona como centro de recolhimento de animais silvestres do ABC”, disse Fabiane. “Os filhotes recebidos recentemente que não tiveram muito contato com a natureza não são reintroduzidos. Quando isso é possível, nós os recolocamos na região onde foram encontrados.”

ASSISTA ao vídeo.

CLIQUE AQUI para notícia original.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top