Related »

Zoo do DF abre visitas a filhote de adax, espécie em extinção

on março 17 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Fêmea nascida com 4,5 kg em 18 de outubro e estava em resguardo.
Biólogo diz haver apenas 600 exemplares da espécie em vida livre.

16/03/2016 – 09h58
Do G1 – DF

 

Filhote fêmea de adax no zoológico de Brasília. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Filhote fêmea de adax no zoológico de Brasília.
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

 

Frequentadores do Zoológico de Brasília podem conhecer um filhote fêmea de adax – mamífero da savana africana que se assemelha a um antílope.

Nascida com 4,5 kg em 18 de outubro, ela só começou a ser exposta em março porque estava de resguardo.

O período foi necessário para os técnicos acompanharem o comportamento do animal nos primeiros meses. O bicho ainda não tem nome, e a instituição pretende lançar campanha pela web pedindo a opinião do público.

O filhote está em um espaço reservado dentro da jaula. A mãe, que a acompanha, precisa voltar aos 60 kg. Depois de atingi-lo, ela e a cria poderão conviver com os outros dois da espécie.

Apesar de ainda mamar, a bebê adax já se alimenta de feno, grama, leguminosas e ração balanceada.

De acordo com o zoo, a espécie está criticamente em extinção, ou seja, no último estágio na classificação de bichos extintos antes do desaparecimento. O biólogo Felipe Carneiro Reis diz que a estimativa é que existam apenas 600 adax de vida livre (que permanecem no habitat natural).

“É um animal lento e fácil de ser caçado. Além dos predadores naturais, como o leão, o homem ainda é uma ameaça por causa da carne”, explica. Segundo ele, a soma dos exemplares em zoológicos é de 1,5 mil.

O zoológico funciona de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira). Nas terças e nas quintas-feiras que não sejam feriados, adultos e crianças acima de 12 anos pagam meia. Aquelas com até 5 anos são isentas, assim como deficientes e acompanhantes, em todos os dias.

De sexta-feira a domingo, pagam meia crianças de 6 a 12 anos, estudantes (com carteira estudantil vigente), beneficiários de programas sociais do governo (mediante apresentação de carteira do benefício e documento de identidade oficial) e acompanhantes, professores (com carteira funcional) e idosos (quem tem mais de 60 anos).

 

CLIQUE AQUI  para notícia original.

 

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top