Related »

Zoológico de Brasília faz acupuntura em animais com doenças crônicas

on julho 30 | em Fauna na Mídia, FIQUE POR DENTRO | by | with No Comments

Arara, tucano, lhama e perdiz passaram por procedimento nesta quinta.
Bichos não são sedados e sessão dura entre cinco e dez minutos.

30/07/2015 – 21h42
Do G1 – DF

Tucano que sofreu lesão em perna recebe tratamento de eletroacupuntura no hospital veterinário do Zoológico de Brasília. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Tucano que sofreu lesão em perna recebe tratamento de eletroacupuntura no hospital veterinário do Zoológico de Brasília.
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

 

Arara recebe tratamento com acupuntura no Zoo de Brasília. Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Arara recebe tratamento com acupuntura no Zoo de Brasília.
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

 

O Zoológico de Brasília passou a combinar acupuntura e laserterapia no tratamento de animais com doenças crônicas. Uma lhama, uma perdiz, uma arara canindé e um tucano passaram pelo procedimento na manhã desta quinta-feira (30).

A iniciativa é feita em parceria com dois especialistas e não traz custos para o governo.

De acordo com o zoológico, a lhama era vítima de maus-tratos em um circo e tem um abscesso no peito. O tucano, que é do Ibama, sofreu uma fratura na pata direita e tem dificuldade para se fixar nos galhos. A perdiz tem uma lesão cerebral desde que outros animais a bicaram. Já a arara canindé tem uma doença que a faz arrancar penas de todo o corpo.

Os bichos não são sedados para as sessões. Cada uma dura entre cinco e dez minutos e o animal não sente dor. Além dos especialistas em acupuntura e em laserterapia, um tratador acompanha o procedimento. O profissional ajuda a conter os pacientes.

Ainda segundo o zoológico, mais de dez animais – de um universo de 1,1 mil – passam atualmente pelo tratamento. “Vem dando bons resultados, a exemplos de casos como o de um macaco bugio, uma tigresa, um quati e de aracnídeos, entre outros.”

Os trabalhos devem ser regularizados por meio de um contrato para garantir que aconteçam na frequência ideal e em um ambulatório exclusivo. A instituição afirma ser a primeira do país a introduzir a terapia.

CLIQUE AQUI para notícia original.

Pin It

Related Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

FACEBOOK

APOIADORES

Avina

CRT

Itapemirim

Juniclair

Wise
Scroll to top