Onça brasileira estréia na TV Britânica.
Série em três capítulos será exibida no Brasil no segundo semestre.
IsabelleMoreira Lima – de São Paulo

A TV britânica produziu no ano passado e exibiu neste ano seu primeiro programa sobre a natureza brasileira.
Em vez de escolher um ecossistema e explorá-lo, escolheu famílias de animais e as seguiu pelas regiões onde habitam. Foram onças, quantis e lontras e regiões como Pantanal, Piauí e a costa litorânea ainda coberta pela Mata Atlântica.
“É um país grande e não podemos fazer tudo. Em vez de optarmos por uma abordagem muito grande, resolvemos nos aprofundar. Escolhemos três famílias de animais incríveis e as seguimos por toda uma temporada de chuvas e seca”, conta Lucinda Axelsson, produtora do programa da BBC
Segundo ela, a série, que já foi exibida no Reino Unido em três capítulos, evitou o “clichê” da Amazônia. “Era muito caro manter as equipes lá e, com a selva densa, muito mais difícil de visualizar os animais, que têm muitos esconderijos”, afirma.
Axelsson conta que esta também foi a primeira vez que a BBC conseguiu capturar imagens de onças. Foram nove semanas e 600 mil libras (cerca de R$ 2,2 milhões) de investimento no felino. “Estava muito confiante de que ia dar certo e lutei por mais orçamento e mais dias de filmagem para conseguir capturar as imagens”, diz.
O projeto inteiro consumiu 18 meses de filmagem, além de outros quatro de pré-produção, e 2,2 milhões de libras (R$ 8,1 milhões) no total para a composição de três episódios de uma hora.
O interesse em filmar no Brasil hoje é tão grande que a BBC já produz um segundo programa no país sobre onças. “Agora que as achamos, queremos explorá-las”, diz Lucinda Axelsson.