
Jaguatirica resgatada após atropelamento teve filhote em centro de triagem.
Seis animais foram soltos no Tocantins durante esta semana.
Durante esta semana seis animais silvestres foram devolvidos à natureza pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Araguaína, norte do estado. Foram soltas duas fêmeas de quati, duas jaguatiricas e um casal de gatos-mouriscos.
Segundo o Naturatins, os animais foram soltos em pontos estratégicos do estado. Os bichos passaram pelo Cetas, onde receberam cuidados veterinários. Uma das jaguatiricas, por exemplo, chegou há alguns meses com fraturas e escoriações.
O animal foi vítima de atropelamento. Na época do resgate, foi detectado que a felina estava prenha e o filhotinho nasceu no Centro de Triagem. Os dois foram acolhidos em um dos recintos de acolhimento temporário de animais silvestres em uma fazenda.
O Instituto orienta que caso seja localizado algum animal silvestre em áreas urbanas, atropelado em estrada, em condições de maus tratos ou aprisionamento, o cidadão deve buscar auxílio por meio do Linha Verde, no 0800 63 11 55. A Guarda Metropolitana, Batalhão da Polícia Ambiental e os escritórios regionais do Naturatins também atuam no resgate.
