Baleia-bicuda vive em grandes profundidades longe da costa.
É muito raro ver exemplares da família, por isso se sabe pouco sobre ela.
14/10/2014 10h54
Da France Presse

Foto: AFP Photo/ORRCA/Elise Bailey
Uma rara baleia-bicuda encalhou em uma praia da Austrália nesta terça-feira (14), chamando a atenção de pesquisadores que sabem pouco sobre o animal, conhecido por passar grande parte da sua vida mergulhando em grandes profundidades, longe da costa.
A baleia, de 3 a 4 metros de comprimento, foi encontrada morta na praia de Redhead, 150 quilômetros ao norte de Sydndey. Especialistas examinaram e coletaram amostras antes de enviar sua cabeça para o Museu Australiano em Sydney.
“É triste, mas também emocionante, já que podemos aprender muito mais sobre o animal”, disse o presidente da Organização pelo Resgate e Pesquisa de Cetáceos na Austrália (ORRCA, na sigla em inglês), Ronny Ling.

Foto: AFP Photo/ORRCA/Elise Bailey
“Não sabemos muito sobre elas, raramente conseguimos vê-las. Coletamos amostras e medidas, removeremos a cabeça e mandaremos para o Museu Australiano”, acrescentou. As mandíbulas serão radiografadas e, juntamente com o DNA, isso devem confirmar a espécie da baleia-bicuda.
O estudo e o conhecimento sobre a família da baleia-bicuda, um dos cetáceos que mergulham em maior profundidade, é limitado porque elas dão preferência a habitats profundos. “O pouco que sabemos das baleias-bicudas vem principalmente de animais encalhados”, diz o site whaleresearch.org.
A bióloga marinha Elise Bailey disse à rádio “ABC” que nunca tinha visto uma baleia-bicuda em seus 20 anos de carreira até agora. “Você não vê normalmente uma baleia-bicuda aparecer nessas águas”, disse, acrescentando que é muito cedo para determinar do que a baleia morreu.
“Ela poderia estar doente, poderia estar velha, pode ter sido algum trauma”, disse.
CLIQUE AQUI para notícia original.