Trata-se do Urutau, que está parado no mesmo local há quatro semanas.
De acordo com dono de sítio, ave está chocando um ovo.
07/10/2014 – 19h36
Do G1 ES, com informações da TV Gazeta


Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Um pássaro da Mata Atlântica, raro e em extinção foi localizado em um sítio no bairro Formate, em Viana, na Grande Vitória.
Trata-se de um Urutau, segundo a prefeitura, uma ave conhecida por conseguir se camuflar em troncos de árvores para se esconder de predadores. De acordo com o agricultor Jersy Joaquim, dono da propriedade e quem encontrou a ave, ela está parada em um tronco há cerca de quatro semanas, chocando um ovo.
O que chamou mais a atenção de Jersy é que o pássaro quase não se move. “Na primeira vez, passei perto dele e não vi, mas percebi um movimento no toco. Quando olhei melhor, vi que era um passarinho. Posso chegar bem perto que ele não se mexe”, disse.
A ave tem hábitos noturnos. “Depois das 18h30 ele começa a cantar. O canto é mais ou menos assim: foi, foi foi foi”, disse Jersy. Além disso, o pássaro fica parado no mesmo lugar porque está chocando. De acordo com especialistas, depois que o filhote nasce, a fêma costuma ficar longe do ninho durante todo o dia, e só volta à noite para alimentá-lo.
Lendas
Existem várias lendas que contam a história do Urutau. Ele é chamado de “pássaro-fantasma”, por ter uma plumagem com a cor parecida com a do tronco das árvores e, dessa forma, conseguir se camuflar. Outro nome é “Mãe-da-Lua”, por conta de uma lenda boliviana que o Urutau é uma jovem índia, que foi transformada em pássaro pelo pai para que não contasse a ninguém sobre um assassinato.
CLIQUE AQUI para ver o vídeo.
CLIQUE AQUI para a notícia original.