Animais foram entregues ao Ipaam e levados ao Refúgio Sauim Castanheira.
Macaco estava com a mãe morta; preguiça foi encontrada em via da capital.
15/10/2014 – 22h07
Do G1 AM

Foto: Divulgação/Ipaam

Foto: Divulgação/Ipaam
Um macaco-prego encontrado no município de Coari, a 362 km da capital e um o filhote de bicho-preguiça achado na Zona Centro-Sul de Manaus foram resgatados e entregues ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), nesta terça-feira (14). As informações foram divulgadas pelo órgão nesta quarta-feira (15).
Segundo o Ipaam, o macaco-prego foi o primeiro a chegar a sede do instituto, na capital. Por volta das 14h, três funcionárias da Petrobras, entregaram o animal resgatado no interior. Ele estava ao lado da mãe morta, em uma das ruas internas da base petrolífera de Urucu.
“Fizemos contato com o Ipaam para sabermos os procedimentos para a entrega e aproveitamos o avião fretado que viria trazer funcionários para Manaus, nesta terça-feira de manhã. É a primeira vez que isso acontece. Entendemos como uma fatalidade, porque é feito um trabalho de monitoramento da fauna dentro da base”, relatou a engenheira florestal Natália Castro, por meio de assessoria.
O filhote, que tem cerca de dez dias, foi encaminhado ao Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheira.
Cerca de 1h30 após a chegada do macaco, a equipe de fauna do Ipaam foi mobilizada novamente para receber um filhote de bicho-preguiça resgatado por um funcionário da Eletrobras Amazonas Energia, na Av. Djalma Batista, em área próxima a shoppings. A preguiça recebeu os devidos cuidados pelos veterinários do Ipaam por 24 horas até ser encaminhada, nesta quarta-feira (15), ao Refúgio Sauim Castanheira para completa reabilitação e posterior devolução à natureza.
Pessoas que se depararem com animais silvestres em situação vulnerável ou em local impróprio, como dentro de residências ou vias na área urbana, podem ligar para (92) 2123-6774, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e para (92) 2123-6700 à noite nos dias úteis e também nos finais de semana e feriados.
CLIQUE AQUI para notícia original.