Gato-do-mato é capturado no DF na Residência Oficial da Granja do TortoGato-do-mato é capturado no DF na Residência Oficial da Granja do Torto

Animal estava comendo há alguns dias na casa, segundo funcionários.
Para biólogo, áreas urbanas estão invadindo áreas de proteção ambiental.

13/08/2014 15h45 – Atualizado em 13/08/2014 15h45

Do G1 DF

gato-do-mato

Gato-do-mato capturado na Granja do Torto, em Brasília (Foto: TV Globo/Reprodução)

 

O Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal capturou um gato-do-mato na Residência Oficial da Granja do Torto, em Brasília, nesta terça-feira (12). De acordo com os funcionários que trabalham no local, o animal estava se alimentando há alguns dias na casa. Ele foi localizado e uma equipe do batalhão foi acionada. Os policiais colocaram o felino numa jaula e encaminharam o animal para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama.

O biólogo Reuber Brandão disse que a migração de animais é comum, mas que no período de seca essa mudança se torna uma alternativa de sobrevivência para os animais. Além das queimadas recorrentes nessa época do ano, Brandão aponta a ocupação territorial do DF como uma razão para que os bichos cheguem até a cidade.

“O problema não está áreas de proteção ambiental. O problema está área urbana que está invadindo as áreas ambientais”, disse ao G1.

Depois de ser avaliado por agentes do Ibama e por alunos de veterinária da UnB, o animal será devolvido a seu habitat natural.

 

Deixe uma resposta