Animal e dois filhotes ocupam espaço no lado externo de um edifício.
Ninho fica no 20º andar de um prédio localizado em Santos, SP.
15/10/2015 06h18
Orion Pires – Do G1 – Santos

Foto: Marcos Vinicius Yog / Arquivo Pessoal

Foto: Marcos Vinicius Yog / Arquivo Pessoal

Foto: Marcos Vinicius Yog / Arquivo Pessoal
Em meio a tantos prédios e construções, um gavião da espécie Carcará encontrou um espaço inusitado para formar seu ninho e cuidar da família: uma caixa de ar-condicionado vazia no alto de um edifício no bairro do Boqueirão, em Santos, no litoral de São Paulo.
Segundo o empresário Marcos Vinicius Yog, que mora na mesma região e identificou a presença dos animais, os novos inquilinos chegaram no local há cerca de dois meses. “Deve fazer uns dois ou três meses que notamos eles fazendo o ninho. São dois filhotes e a mãe protetora sobrevoa a área sempre”, comenta.
Os animais são alimentados diariamente. A genitora busca comida e faz questão de entregar no bico de cada um dos pequenos gaviões. A cena chamou a atenção do morador do Boqueirão, que resolveu registrar em imagens a presença dos vizinhos de asas.
A família de carcarás se formou no espaço que seria de um ar-condicionado, do lado externo de um prédio que fica na rua Bolívar, próximo ao Canal 4, em Santos. “Esse buraco do ar-condicionado está em uma posição que quase ninguém consegue ver. Creio que do nosso apartamento há uma vista privilegiada, por ser do 20ª andar”, acrescenta o morador, que tem acompanhado o crescimento dos filhotes.
Segundo especialistas, o animal é geralmente encontrado em campos, cerrados, matas, caatingas e também na orla marítima. Estudos tem apontado também a redução do habitat da espécie, que tem sido vista cada vez mais nas grandes cidades.
CLIQUE AQUI para notícia original.