Réptil estava perto de parque de diversões no bairro Parque S. Francisco.
Animal foi encaminhado para o Ibama em Lorena e passará por exames.
02/10/2014 18h09 – Atualizado em 03/10/2014 11h06
Do G1 – Vale do Paraíba e Região

Foto: Arquivo Pessoal/Isabel Aquino
Um jacaré foi encontrado na tarde desta quinta-feira (2) em frente a uma creche no bairro Parque São Francisco em Guaratinguetá, interior de São Paulo. O animal estava próximo ao parquinho da instituição e foi retirado pelo Corpo de Bombeiros. Ninguém ficou ferido.
O réptil foi encontrado por um homem que trabalha próximo a creche. Ele acionou a diretoria da unidade e os bombeiros.
A espécie, que tem cerca de um metro de comprimento, estava com a pata amputada. “Meu marido estava falando comigo no telefone quando viu o animal. Chamamos os bombeiros, mas, no começo, eles acharam que era trote. Eu fui na hora para lá porque chamou muita atenção” conta a comerciante Isabel Cristina Silva, de 45 anos.
Após ser capturado pelos bombeiros, o jacaré foi levado para a Polícia Ambiental, que o encaminhou para a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Lorena. No local, o animal passará por exames e será cuidado em um centro de animais silvestres e, posteriormente, devolvido ao seu habitat natural.
A Polícia Ambiental informou que a espécie não é característica da região e apresentava condições de saúde típicas de cativeiro. Também informou que o jacaré pode ter sido abandonado no local, devido às condições da região, que tem mato alto e capivaras — que são presas típicas do réptil.
Reincidência
A creche São Francisco é mantida por irmãs missionárias da cidade. De acordo com a irmã Laura Ferla, responsável pela unidade, essa não é a primeira vez que um jacaré é encontrado no local.
“Aconteceu uma vez, mas já faz uns 20 anos. Hoje levamos um susto, claro. Mas a retirada dele [do jacaré] foi tranquila. As crianças nem viram ele por aqui”, disse.
CLIQUE AQUI para notícia original.