Quando filhote, animal mordia as grades do recinto e quebrou dois dentes.
Segundo veterinário, tomografia feita apontou uma inflamação na boca.
04/11/2014 – 13h31 – Atualizado em 04/11/2014 15h49
Do G1 PR, com informações da RPC TV Foz do Iguaçu


Foto: Michelli Arenza / RPC TV

Foto: Michelli Arenza / RPC TV
Uma onça pintada recém-chegada ao zoológico de Dois Vizinhos, no oeste do Paraná, passou por uma tomografia na manhã desta terça-feira (4).
O exame foi feito em uma clínica veterinária de Francisco Beltrão, a 50 quilômetros, para identificar problemas na boca do animal. Segundo o veterinário Felipe Azzolini, as imagens mostram que alguns dentes do macho de três anos e meio estão inflamados e precisam ser tratados.
Todo o trabalho para anestesiar o animal, que é ameaçado de extinção, foi acompanhado por alunos dos cursos de cursos de zootecnia e veterinária. Durante a viagem entre as duas cidades, os especialistas conferiram os batimentos cardíacos e os reflexos da onça.
Quando vivia no Acre, Paulinho – que chegou ao Paraná no dia 22 de outubro – mordia as grades do recinto do parque ambiental onde vivia no norte do país, o que pode ter provocado a inflamação. A tomografia mostrou a extensão da inflamação na boca. O tratamento odontológico deve ser iniciado nas próximas semanas.
“Encontramos um resto de dente que se dizia ter sido todo extraído. Por isso, o tratamento de canal vai precisar de uma nova intervenção cirúrgica para estabilizar. O dente está com uma contaminação e vamos consertar este problema. Antes vamos avaliar melhor o animal, colher sangue e preparar para em 15 dias ou um mês fazer o procedimento”, explicou Azzolini.
ASSISTA ao video.
CLIQUE AQUI para notícia original.