De janeiro a agosto, o GAM atendeu 216 ocorrências.
Maioria das apreensões e resgates são feitos através de denúncias.
12/08/2015 17h20
Do G1 – Norte Fluminense

Foto: Divulgação
O Grupamento Ambiental (GAM) de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, atendeu 216 solicitações da população de janeiro até o início de agosto.
Do total, 73% delas foram relacionadas a resgates, apreensões e solturas de animais silvestres.
Segundo o órgão, dos 275 animais silvestres apreendidos, 257 foram devolvidos à natureza. Na última soltura, realizada no sábado (8), 31 aves, entre coleiros, bigodinho, tico-tico, trinca-ferro, sanhaço, tiziu e bico-de-lacre, retornaram ao seu habitat natural.
Dos animais resgatados, 118 eram pássaros e outros 152 eram de diferentes espécies, como capivara, gambá, macaco-prego, tamanduá-mirim, cobra jiboia, jacaré-do-papo-amarelo, corujas e gaviões. “São animais que, com a supressão de áreas de seu habitat natural, acabam aparecendo nas residências das pessoas em busca de alimento ou abrigo”, explica o comandante do GAM, Sávio Tatagiba.
O grupamento dá apoio a outros órgãos, como a Coordenadoria Defesa Civil do município e a Defesa Civil Estadual. O GAM ainda trabalha com educação ambiental através de palestras. O objetivo é reduzir o índice de registros de maus-tratos a animais.
Este ano, 18 casos foram averiguados. Outros 123 animais foram resgatados. “Encontramos papagaios, araras, tucanos, maritacas e passeriformes diversos, que foram apreendidos após denúncias anônimas, pois estavam sendo mantidos em cativeiros de forma irregular”, acrescenta Sávio.
CLIQUE AQUI para notícia original.