por Bruno Saia-DA REDAÇÃO
A Polícia Militar Ambiental localizou, na quarta-feira, nove aves silvestres que eram mantidas em pequenas gaiolas, em uma residência em Adamantina. Em atendimento a uma denúncia anônima de que ali havia animais silvestres sendo mantidos em cativeiro, os policiais compareceram no endereço citado para a averiguação de crime ambiental.
No local foram achados os nove pássaros: um bigodinho (Sprorophila lineola), um João-pinto (Lcterius croconotus), três canários-da-terra (Sicalis flaveolo) e quatro coleirinhos-papa-capim (Sphorophila caerulenes), cujo proprietário não possuía autorização do órgão ambiental competente.

Os policiais militares lavraram um auto de infração ambiental contra o responsável pelas aves, na modalidade de multa simples, no valor total de R$ 4,5 mil, por manter em cativeiro espécimes da fauna silvestre nativa. A ocorrência foi registrada no distrito policial da cidade. A multa aplicada só não foi maior, pois nenhum dos pássaros consta na lista de animais ameaçados de extinção.
As aves foram apreendidas e encaminhadas para a Apass (Associação de Proteção de Animais Silvestres), em Assis.
Fonte: http://www.imparcial.com.br/site/policia-ambiental-resgata-9-aves-da-fauna-silvestre