Portal Globo.com – G1 – Após ser confundido com filhote de gato, puma passa por reabilitação em SC

Animal foi adotado por família, que encaminhou para PM ambiental.
Em Centro de triagem, cerca de 500 animais passam por reabilitação.

Do G1 – SC

Foto: Reprodução
Uma filhote de puma foi confundida com um gato e adotada por uma família na Serra catarinense. Duas semanas depois, quando percebeu as diferenças, o animal foi entregue para a Polícia Militar Ambiental e encaminhado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Florianópolis, onde permanecia até este sábado (22).

Encontrada com apenas alguns dias de vida, agora com três meses, a pequena puma já mostra nas brincadeiras a velocidade e a força características de grandes felinos (veja vídeo acima). “Se a gente olhar é um gato, mas é um felino que pode chegar a 50 quilos, e que envolve risco para as pessoas. É bom encaminhar para um órgão responsável, pois pode haver, também, riscos para o animal”, explica.

A Serra catarinense é o habitat natural desta espécie, mas ela não poderá voltar a viver na mata. “Ela tem os hábitos de qualquer gato doméstico, o que faz com que fique mais difícil de soltá-la. Existem alguns criadores conservacionistas que podem mantê-la com mais espaço”, explica o sargento Marcelo.

No Centro de Triagem, cerca de 500 animais passam por reabilitação e são tratados por especialistas da PM, do Ibama e por voluntários. “Analisamos o caso de cada animal, avaliamos como será feita a reabilitação e se ele pode ser devolvido para a natureza”, explica Ariana Fernandes, veterinária do Ibama.

Deixe uma resposta