Portal Globo.com – G1 – Bombeiros capturam onça parda no bairro São Domingos em Mococa, SP

Ela caminhava tranquilamente pelas ruas quando foi vista por moradores.
Fêmea foi solta em área próxima ao local onde foi capturada.

Do G1 São Carlos e Araraquara

Onça parda foi capturada pelos bombeiros de Mococa (Fot Oscar Herculano Jr/ EPTV)
Onça parda foi capturada pelos bombeiros de Mococa.
Foto: Oscar Herculano Jr/ EPTV
 
Bombeiros capturam onça parda no bairro São Domingos em Mococa, SP (Fot Alexandre Domingos / Arquivo Pessoal)
Bombeiros capturam onça parda na rua em Mococa.
Foto: Alexandre Domingos / Arquivo Pessoal

Os moradores de Mococa (SP) receberam a visita inesperada de uma onça parda na manhã desta terça-feira (15), no bairro São Domingos. O animal foi capturado pelo Corpo de Bombeiros, passou por avaliação veterinária e foi solto durante a tarde na zona rural.

Segundo os bombeiros, a onça, conhecida no Brasil por suçuarana, caminhava tranquila pelas ruas quando foi vista por moradores. Por volta das 4h, os bombeiros foram acionados e o animal foi capturado com auxílio de redes e de uma gaiola. Ele não precisou ser sedado. “O animal também tem medo, mas ele não atacou. Ele fez menção de defesa e, nesse momento, foi feita a captura dele”, disse o sargento do Corpo de Bombeiros Mauro Donizetti Ribeiro.

O vendedor Maurício Possati se surpreendeu ao sair de casa e encontrar o animal. “Eu estava dormindo e ouvi o barulho do caminhão dos bombeiros. Eu sai aqui fora e a polícia aviso que era para ter cuidado e eu só acompanhei de longe”, disse.

A onça, uma fêmea de no máximo um ano e de quase 17 quilos, foi encaminhada para a base da Polícia Ambiental de Casa Branca. Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Campinas foi examinar o felino. Foi aplicado um sedativo com dardo e, em seguida, o animal passou por medição, pesagem e coleta de sangue.
 
“Estudar esses animais e entender o motivo de aparecer tantas onças, principalmente em áreas urbanas e entender esse contexto. O que está acontecendo é que o animal, provavelmente jovem, está procurando uma área para se abrigar”, disse a analista ambiental Márcia Gonçalves Rodrigues.

O animal, que foi apelidado de Mocoquinha, foi devolvido à natureza. “Procuramos a área protegida mais próxima da área onde ele foi resgatado. A área protegida não tem ocupação humana e o animal tem condições de sobreviver em vida livre, caçando suas presas e cumprindo seu papel no ecossistema”, ressaltou Márcia.

Veja o vídeo:

Deixe uma resposta