Répteis sobem até 5 metros para controlar temperatura corporal e caçar.
Pesquisa foi feita com exemplares da África, América do Norte e Austrália.
Do G1, em São Paulo
Exemplar de aligátor, espécie de “jacaré americano”, é visto em uma árvore perto de rio no Mississipi.
Foto: Kristine Gingras/Universidade do Tennessee
Exemplar de crocodilo filipino também foi estudado pelos pesquisadores americanos.
Foto: M. van Welsem / Mabuwaya Foundation
Pesquisadores da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, descobriram que determinadas espécies de crocodilos têm a habilidade de escalar árvores, conseguindo alcançar alturas de até 5 metros.
A análise feita com répteis da Austrália, África e América do Norte foi publicada recentemente na revista científica “Herpetology Notes”. A investigação foi conduzida por Vladimir Dinets, professor do departamento de psicologia da universidade americana.
Ele e seus colegas observaram o hábito dos crocodilos nos três continentes e constataram que quatro espécies subiam em árvores que geralmente tinham galhos próximos da água.
Crocodilos menores são capazes de alcançar galhos mais altos do que exemplares que têm o corpo maior.
Os pesquisadores sugerem que a escalada é feita com o objetivo de regular a temperatura corporal fora da água e vigiar possíveis ameaças, além de encontrar presas.