Filhote de ‘Tragulus javanicus’, de 100 gramas, tem tamanho de hamster.
Natural do sudeste asiático, espécie está ameaçada pelo desmatamento.
Da AFP



O filhote de “veado-rato” de Java (cujo nome científico é Tragulus javanicus), nascido em 9 de abril no Bioparque Fuengirola, perto de Málaga, tornou-se o 43º membro vivo dessa espécie na Europa.
Originário do sudeste asiático, o cervo é chamado de veado-rato por suas dimensões minúsculas e grandes olhos, que fazem com que ele se pareça mais com um roedor.
Quando nasceu, o filhote (que ainda não tem nome porque ainda é muito pequeno para ter o sexo determinado) pesava cerca de 100 gramas. Mas “está crescendo muito rápido”, disse à AFP a porta-voz do parque, Asun Portillo.
O veado-rato cresce geralmente até o tamanho de um coelho e pesa no máximo um quilo quando adulto. “Ele está indo muito bem em seu ambiente, apesar de não conseguir sugar ainda, e não poder se alimentar sozinho.”
Sua mãe vive no parque Fuengirola desde 2007 e seu pai foi trazido da cidade de Lille, na França, há um ano, segundo o parque. A sobrevivência da espécie está ameaçada pelo desmatamento em sua terra nativa, no sudeste asiático.