Portal Globo.com – G1 – Filhotes de pássaros silvestres são apreendidos em Barra Mansa, RJ

Eles foram abandonados pelo dono no bairro Santa Clara, diz prefeitura.
Aves da família Psittacidae foram recolhidos pela Fiscalização Ambiental.

Do G1 – Sul do Rio e Costa Verde

Filhotes de pássaros silvestres da família Psittacidae são apreendidos em Barra Mansa, RJ (Fot Gabriel Borges/Prefeitura Barra Mansa)
Animais foram levados para o Zoológico de Volta Redonda.
Foto:  Gabriel Borges/Prefeitura Barra Mansa
Dois pássaros silvestres da família Psittacidae foram apreendidos na quinta-feira (13) pela Fiscalização Ambiental de Barra Mansa, RJ. Agentes faziam ronda pela Estrada Cafarnaum, no bairro Santa Clara, quando o dono das aves se assustou e abandonou os animais.

As informações foram divulgadas pela assessoria da prefeitura, que informou que “ainda não se sabe se os filhotes são de papagaio ou maritaca”.

De acordo com a nota divulgada, os pássaros foram levados para o Zoológico de Volta Redonda, RJ. O comunicado lembra que, segundo a legislação, “manter animais silvestres em cativeiro sem a devida licença e/ou autorização do órgão competente é crime” e pode gerar multa de até R$ 5 mil por espécie.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente de Barra Mansa pelo telefone (24) 3322-9100, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “Aos sábados, domingos e feriados e após 17 horas, as denúncias são recebidas pelo telefone (24) 3322-7817”, disse a nota.

Deixe uma resposta